Topo

Top 10: Dicas de roteiros nacionais para viajar de bicicleta

Comente

Não é por acaso que a maioria dos brasileiros anseia por dias de folgas e férias. Muitos deles vislumbram, nessas ocasiões, oportunidades de fazer pequenas viagens a fim de descansar e conhecer novos lugares e ambientes. O problema, em muitos dos casos, é que as pessoas não possuem exata noção dos lugares que podem ser explorados, o que pode acabar desestimulando uma viagem. Visando auxiliar àqueles que buscam por alternativas nesse sentido é que traremos nesse artigo algumas dicas de roteiros ao redor do Brasil.

Confira Top 10: Dicas de roteiros Nacionais para Viagem

roteiros-nacionais-viajar-de-bicicleta

Caminho do sol (SP)

Para quem mora próximo à região sudeste do país, ou mesmo deseja conhecer a região e pretende ter um dia repleto de surpresas em contato com a natureza, sem dúvida a melhor pedida é o Caminho do Sol. A região localiza-se entre Santana da Parnaíba e a Estância de São Pedro, sendo que o final do percurso é coroado com os sinos da Casa de Santiago. Durante o caminho, os visitantes podem desfrutar das paisagens rurais sem distanciar por demais das regiões urbanas, além disso, o caminho foi todo baseado no de Santiago de Compostela, o que pode dar um ar ainda mais importante ao passeio.

Caminho da Luz (MG)

O local fica na região onde também se denomina zona da mata mineira, embora esteja mais precisamente entre Espírito Santo e a capital carioca. O caminho pode ser considerado extenso para viagem de bicicleta, entretanto as paisagens de cachoeiras e montanhas que se misturam a vilarejos acabam compensando o trajeto.

Para os que desejam se aventurar no percurso, existe um site específico que leva o mesmo nome do caminho, para que os turistas possam se inscrever para a visita e, consequentemente, contar com serviços relacionados à segurança, emergências e até mesmo hospedagem, uma vez que não é o tipo de percurso para um único dia.

Vale dos Vinhedos (SC)

Para aqueles que não dispensam um clima romântico coroado por boas degustações de vinhos, a pedida ideal, sem dúvida, é o Vale dos Vinhedos, localizado na região de Santa Catarina, permitindo, aos ciclistas, conhecer o sabor dos vinhos da região próxima a Bento Gonçalves, região que concentra algumas das melhores vinícolas do País. O mais comum dos trajetos compreende também a famosa região “Caminho das Pedras”, na qual se localizam inúmeros pontos de visitação, além de pontos que esbanjam a arquitetura patrimonial.

Chapada dos veadeiros (GO)

A região localiza-se a cerca de duas horas e meia da capital do Brasil, sendo que a entrada do parque, por si só, já agracia os turistas com um aperitivo do que será encontrado no caminho. O local é repleto de cachoeiras com paisagens imperdíveis e esse é só um dos atrativos da região que faz parte da declaração de patrimônio ambiental da Unesco, e que é, sabidamente, uma das regiões mais agradáveis do País, levando em conta principalmente os aspectos estéticos de caráter natural.

Caminho dos Diamantes (MG)

Provavelmente a maioria das pessoas já sonhou em conhecer o patrimônio histórico de Ouro Preto em Minas Gerais, agora imagine se somado a isso houver a possibilidade de ir curtindo toda uma paisagem natural somada a degustação de alguns dos melhores queijos do País. É justamente esse panorama que os aventureiros que decidem enveredar-se no Caminho dos Diamantes encontram, principalmente se o caminho escolhido for o compreendido entre Diamantina e Ouro Preto.

O passeio costuma ser bastante cansativo devido à sua extensão de mais de Trezentos e cinqüenta quilômetros desnivelados, entretanto a recompensa no decorrer do trajeto sem dúvida é impagável.

Curitiba – Morretes (PR)

Um dos destinos mais agradáveis para os ciclistas que optam por pedaladas na região Sul do Brasil é p caminho saindo de Curitiba até a agradável região de Morretes. O percurso é repleto de pequenas subidas e existem seis pontos de descanso durante o percurso de cerca de oitenta quilômetros que podem ser percorridos durante um único dia.

Rota do descobrimento (BA)

O estado Baiano também reserva excelentes opções aos “cicloturistas” e estes percursos geralmente vêm acompanhados da beleza das praias da região. Um grupo conhecido pelo nome de “Sampa Bikers” é um dos que realizam viagens turísticas de bicicleta pela Orla Sul das praias da Bahia, a região é conhecida pelo nome de Rota do Descobrimento por remeter os visitantes ao período de descobrimento do País na chegada de Pedro Álvares Cabral.

Circuito Vale Europeu (SC)

Essa é mais uma opção no sul do País, a região é conhecida por seu aspecto circular, sendo portanto, o início e o término do percurso em timbó, que por sinal é vizinha de Blumenau, uma das mais belas cidades do Estado de Santa Catarina.

A jornada pelo circuito vale Europeu, remete os visitantes a um verdadeiro passeio territorial no qual se tem a nítida sensação de estar pedalando pela Europa.

Cunha – Paraty (SP – RJ)

Percurso repleto de aventura, no qual é importante antes de quaisquer outras coisas, certificar de que os freios das bikes estão em perfeitas condições, uma vez que as ladeiras são predominantes durante a maior parte dos trinta quilômetros do trajeto.

O ponto mais recomendado para iniciar o percurso é a partir do trevo de acesso de Cunha, os principais atrativos do percurso são as belas paisagens, os pequenos animais que se apresentam e também a fantástica cachoeira do escorrega na qual se desenha um natural tobogã que torna imperdível o local.

Rio – Friburgo (RJ)

Para os cariocas ou mesmo aqueles que desejam se aventurar na região do Rio de Janeiro, a opção é rumar destino a Friburgo, o trajeto é pontuado por serras com boas opções de paragens para abastecer o estômago com comidas típicas da região. Uma paragem de destaque é a Casa do alemão que oferece inúmeras iguarias aos turistas que por lá passam.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: