Topo

Regras de etiqueta no avião: confira como se comportar durante o voo

Algumas regras ajudam ter um voo melhor em relação ao relacionamento com os outros passageiros.
Publicidade
Comente

Viajar de avião sempre é um momento que exige um de terminado preparo dos passageiros. Mesmo aquelas pessoas que costumam andar de avião de uma forma mais frequente, seja por motivos pessoais ou profissionais, os passageiros precisam seguir uma série de regras que começam já no momento em que eles chegam ao aeroporto, até o momento que saem do aeroporto que é o seu local de destino.

Regras de etiqueta no avião: confira como se comportar durante o voo

Na grande maioria dos casos, essas regras são criadas basicamente para garantir a segurança dos voos, uma vez que todo o procedimento relacionado a aviação acaba sendo controlado de uma forma muito rígida por normas técnicas internacionais que tornaram este um meio de transporte que, estatisticamente, é considerado como um dos mais seguros do mundo.

Mas também existem diversas regras que devem ser seguidas com o objetivo de tornar a viagem um pouco mais confortável para todos os passageiros. Afinal de contas, o avião é um espaço relativamente pequeno no qual centenas de pessoas acabam tendo que ficar por algumas horas, dependendo da viagem.

Publicidade

Vale ressaltar que nenhuma dessas regras que são consideradas mais relacionadas a etiqueta e comportamento de uma forma geral, estão em algum manual que obriga o passageiro a seguir. Mas, quando a comunidade adota este conjunto de medidas, a chance de todos ter um voo muito mais confortável é maior.

Confira algumas dessas regras de etiqueta:

Tente não fazer muito barulho

Antes de mais nada, o voo, de uma forma geral, quando acontece de uma forma mais silenciosa acaba se tornando mais confortável e até mesmo mais tranquilo na maioria dos casos. Afinal de contas, muitas pesquisas indicam que o barulho acaba sendo responsável por um aumento no estresse das pessoas de uma forma geral. E como o voo já costuma ser mais tenso, o silêncio realmente é interessante.

Publicidade

O barulho feito no interior do avião ainda acaba sendo agravado por ser um ambiente completamente fechado, o que faz com que os ruídos se agravem. Para aproveitar opções de entretenimento, por exemplo, é sempre muito importante utilizar os fones de ouvidos.

Evite cheiros fortes dentro do avião

Além disso, os passageiros também devem evitar fazer qualquer coisa que envolva deixar o ambiente com um cheiro mais forte de algum tipo de produto ou de alimento. Por isso, além de cuidar com o que é consumido quando o avião já está completamente fechado, é importante evitar atividades como passar esmalte, acetona ou perfumes durante o voo.

Não monopolize a janela

A grande maioria das pessoas que voam preferem ficar no assento que fica na janela. Afinal de contas, além de ter toda a visão do mundo do lado de fora, as pessoas ainda acabam não tendo que sofrer com o contato com as pessoas que ficam passando de um lado para o outro no corredor. Mas é educado lembrar que a janela não pertence apenas as pessoas que estão naquele assento. Seja solidário especialmente em relação a quantidade de luz que entra no avião pela janela.

Não grite para chamar o comissário

O comissário é o profissional disponível no voo para ajudar os passageiros nas suas mais variadas necessidades. Mas é sempre importante lembrar que todos os aviões contam com um dispositivo no alto que permite com que as pessoas chamem o comissário de uma forma completamente silenciosa e discreta. Também é importante apertar o botão uma única vez e aguardar o atendimento sem precisar ficar pressionando o mesmo botão diversas vezes.

Respeite o seu lugar

A partir do momento que o cliente faz o check-in ele acaba ganhando um assento específico, sendo que ele pode ser tanto escolhido pelo próprio passageiro como também definido pela companhia aérea, dependendo da situação. Mas é sempre muito importante que as pessoas respeitem sempre o seu assento, mudando de lugar apenas com a autorização de um comissário mediante solicitação.

Não ocupe todo o espaço de bagagem de mão

Para as pessoas que levam bagagem de mão para dentro do avião, é sempre importante respeitar os espaços que são reservados para os passageiros, evitando monopolizar toda a área de cima. Também é sempre importante respeitar as orientações dos comissários de bordo, que orientam sobre a melhor organização das bagagens.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: