Topo

Músicas clássicas inspiradas em São Paulo e Rio de Janeiro que você talvez não tenha ouvido

Tudo sobre o mundo musical e a vida dos artistas, veja no Click Grátis! Músicas clássicas inspiradas em São Paulo e Rio de Janeiro que você talvez não tenha ouvido
Publicidade
Comente

Em tempos de sertanejo universitário, funk e canções com letras que por vezes abusam da inteligência e do bom senso, já não é tão comum vermos notícias que destacam clássicos da música brasileira, certo?

O fato, porém é que mesmo quem nasceu nessa nova era da música não devia negar a importância de determinadas letras que se tornaram marcos da cultura musical ao longo dos anos no país.

E sabendo disso, portanto, nessa matéria em específico decidimos recorrer a algumas canções que talvez você ainda não tenha ouvido, mas que além de refinadas do ponto de vista musical buscaram a inspiração em elementos de duas das regiões mais populosas e ricas do país: São Paulo e Rio de Janeiro. Veja!

Músicas que já tiveram São Paulo e Rio de Janeiro como inspiração

Garota de Ipanema

Publicidade

A música Garota de Ipanema foi composta pelos músicos Tom Jobim e Vinicius de Moraes. A dupla vivia no Bar Veloso, no Leblon, e tiveram Helô Pinheiro como musa inspiradora, já que ela constantemente passava em frente ao bar. Agora ao ouvir a música você já saberá quem é a famosa “Garota de Ipanema”.

Leia também:

Ela é Carioca

Publicidade

Ela é Carioca foi mais uma composição da dupla Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Isso mostra que Jobim não se cansava de expressar seu amor pelo Rio de Janeiro, principalmente por Ipanema. De acordo com ele, ninguém seria completamente feliz se não morasse no bairro carioca.

Do Leme ao Pontal

O cantor Tim Maia, usou sua música pra fazer referência à orla da praia carioca, e não obstante ele ainda citou alguns bairros em sua canção, incluindo o do Flamengo e o de Botafogo. A canção foi composta no início da década de 80.

Aquele Abraço

A canção de Caetano Veloso e Gilberto Gil pode ser considerada uma das mais cariocas da história musical brasileira.

Ela falou sobre lugares, bairros, escolas, futebol, samba e até algumas figuras mais conhecidas do Rio de Janeiro, como a torcida do Flamengo. O tema da canção também seria uma referência aos braços aberto do Cristo Redentor.

Amanhecendo

O compositor Billy Blanco lançou um álbum em 1974 como homenagem à cidade de São Paulo. Uma das músicas do trabalho era “Tema de São Paulo”, que se imortalizou ao se tornar a vinheta da Jovem Pan. Um de seus inesquecíveis trechos diz: “Vambora, vambora, olha a hora, vambora, vambora?”

Não Existe Amor em SP

Uma das canções mais conhecidas do rapper Criolo, faz menção à região de São Paulo. A música possui um tom meio melancólico, mas mesmo assim o artista se faz verdadeiro em algumas de suas observações.

Trem das Onze

Uma das musicas mais famosas de São Paulo é “Trem das onze”, de Adoniram Barbosa. A música fez com que o bairro Jaçanã, da Zona Norte de São Paulo, ficasse mais famoso.

Sampa

“Alguma coisa acontece no meu coração, que só quando cruza a Ipiranga e a Avenida São João”… Esse trecho inicial da música do cantor Caetano Veloso, deixa clara a sua homenagem e seu apreço por São Paulo.

São, São Paulo

Tom Zé não negava sua paixão por São Paulo, tanto que escreveu dezoito canções para homenagear sua cidade favorita. A canção “São, São Paulo” foi a que ganhou mais destaque, apesar de também apontar defeitos da região.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: