5 usos aparentemente inusitados para o GPS

Comente

O GPS já foi um sistema complexo e caro, disponível apenas para determinados meios de transporte ou de locomoção que realmente precisavam para conseguir se orientar, como navios e aviões. Hoje em dia a tecnologia está tão difundida e barata que muitas pessoas contam com um GPS no seu bolso, através do seu smartphone.

A sigla GPS significa sistema de posicionamento global ( global positioning system). Apesar da sigla ser utilizada basicamente para definir um determinado equipamento que tenha este tipo de tecnologia, o nome realmente acaba definindo o sistema como um todo, que envolve um grande aparato que está localizado lá no alto.

Oficialmente, o primeiro sistema de GPS entrou em operação no ano de 1973, com o objetivo de tornar os métodos de localização que existiam na época. Para que o GPS funcione, é utilizado um verdadeiro cinturão de satélites, sendo que cada um deles circula a Terra duas vezes por dia.

Através de um sistema de triangulação, os satélites conseguem localizar a posição de um determinado aparelho, e devolver esta informação para um outro sistema. Isso permitiu a criação dos aparelhos de GPS que são utilizados hoje em dia, nos carros. Neste caso, o sinal de localização é enviado para o espaço, e os satélites devolvem para o aparelho, que jogam a informação em um mapa para mostrar exatamente onde a pessoa está e para onde ela precisa ir.

Mas o GPS não serve apenas para mostrar o melhor caminho para pessoa chegar em um determinado local. Confira no infográfico abaixo 5 usos aparentemente inusitados para o GPS.




Insira em seu site ou blog



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!