Curiosidades sobre o Carnaval

5.00 / 5 - 1
Comente

O carnaval brasileiro é a maior festa do mundo, conhecida internacionalmente e o sonho de muitos turistas. Porém o carnaval não é uma comemoração exclusivamente brasileira, ela é a evolução de costumes antigos e começou no mundo moderno como uma festa religiosa.

Saiba algumas curiosidades sobre a origem do Carnaval e sua história.

Antigos Carnavais

O carnaval e seus costumes têm como antepassados as antigas saturnais que aconteciam na Roma Antiga. Essas festas eram regadas a bastante bebida e dança. Os romanos dessa época saiam para as ruas para dançar e desfilar em carros parecidos com navios. Muitas outras culturas pagãs tinham festas parecidas, todas com dias voltados aos prazeres da carne. A Igreja Católica, depois quando se tornou a principal religião europeia, se opunha a essas festas; mas acabou reconhecendo-as em 590 d.C.

Religião

Alguns relatos descrevem o Carnaval como a festa que os antigos cristão faziam para dizer adeus aos pecados da carne antes de se sacrificarem, como Cristo o fez, por quarenta dias até a chegada da Páscoa. Outros dizem que a Quarta-feira de cinzas seria a penitência que a Igreja Católica exigia dos fieis que se rendiam às festas pagãs, que a Igreja reconheceu em 590 d.C, como foi dito acima. A forma como tudo começou, porém, não importa. O Carnaval tem um nome que vem do latim carnem levare, ou adeus à carne, onde os fiéis festejam os últimos dias que têm para curtirem os prazeres da carne. O Carnaval é também calculado em relação à Pascoa. A Quarta-feira de Cinzas é o início da quaresma, os quarenta dias de sacrifício antes da Páscoa.

Carnaval Brasileiro

O Carnaval começou a virar a grande festa que é hoje em Paris, quando a capital francesa ditava a moda para o mundo inteiro, no século XIX. Nessa época, os franceses comemoravam o Carnaval com bailes de máscara e com o uso de fantasias, inspirado no carnaval de Veneza. O primeiro desses bailes a ocorrerem no Brasil foi no Rio de Janeiro, em 1840, no Largo do Rocio, querendo reproduzir o carnaval da cidade italiana.

Já o Carnaval de rua, com blocos organizados, começou oficialmente com o Congresso de Sumidades Carnavalescas, bloco criado em 1855. Nessa época, bloco de carnaval era coisa de elite e por isso os carros eram bem ricos, luxuosos, cheio de pessoas bonitas e grupos musicais; características que as escolas de samba ainda mantêm.




Insira em seu site ou blog





Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!