Curiosidades sobre o Ano Novo

Comente

O ano novo é um dos feriados mais antigos o mundo, comemorado por todos com festas simbolizando reinício, uma nova chance, um tempo de fazer novas promessas e planejar os próximos 365 dias. Mas, será que foi sempre assim? Você não se pergunta se todos sempre festejaram o ano novo no mesmo dia desde sempre? Já se perguntou o que significa um novo ano? Já teve curiosidade em saber as tradições de ano novo de culturas diferentes?

Abaixo, listamos algumas curiosidades sobre o ano novo.

Calendários

Há mais de quatro mil anos atrás, os babilônios já comemoravam o ano novo. Mas, para eles, o ano novo começava no que hoje seria aproximadamente entre os dias 20 e 23 de Março. Os babilônios não foram os únicos a escolher essa época para comemorar o começo de um novo ano, sabem por quê? No hemisfério norte é nessa época que começa a Primavera, uma estação que representa renascimento e o começo de um novo ciclo, com toda a natureza renascendo depois do Inverno. Isso era muito forte para as antigas sociedades agrícolas, pois era o começo de um novo ciclo de plantações.

Esse tipo de contagem faz muito sentido porque o ano é a unidade de tempo que medimos como uma volta completa que a Terra faz ao redor do Sol, e as estações são definidas por esse movimento.

O dia primeiro de Janeiro foi adotado como o primeiro dia do ano por Júlio Cesar no calendário Juliano e foi mantido por outros calendários que vieram depois. O calendário que usamos hoje é o Gregoriano, adotado por quase todos os países do mundo, que foi criado em 1582. O motivo por escolherem o dia primeiro de janeiro para o início do ano novo foi totalmente aleatório.

Costumes

Nós, humanos, contamos nossa vida em anos e, por isso, toda vez que um acaba e outro começa, é momento de desejar novas oportunidades, recomeços e sorte. Para garantir um bom ano, muitas culturas têm suas tradições. Confira algumas:

Dinamarqueses consideravam sinal de sorte encontrar louças quebradas na entrada de suas casas e, por isso, quebravam pratos nas entradas das casas de seus amigos e familiares para desejar-lhes um bom ano.

Os austríacos jogam chumbo derretido na água na hora da virada do ano e guardam as formas resultadas do endurecimento do chumbo na água durante todo o ano como amuletos.

Os costumes de fazer muito barulho e queimar fogos de artifício no ano novo vem de tradições orientais que acreditavam que demônios e maus espíritos podiam estar passando para esse mundo e, por isso, os espantavam com o barulho.




Insira em seu site ou blog





Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!