Topo

5 dicas para não errar na hora da compra do ventilador de teto

Saiba o que deve ser levado em conta na hora de adquirir um bom sistema para ajudar a refrescar o ambiente.
Publicidade
Comente

O ventilador de teto acabou se tornando um dos objetos mais presentes nas casas dos brasileiros espalhados por todo o território nacional. Ele ajuda principalmente a deixar um pouco mais fresco um determinado ambiente com a ajuda das pás que circulam em grande velocidade.

5 dicas para não errar na hora da compra do ventilador de teto
Créditos: Depositphotos

Como o Brasil é um país tropical, com altas temperaturas na grande maioria das regiões durante praticamente o ano inteiro, os ventiladores são muito importantes. Mesmo aquelas pessoas que conseguem instalar ar-condicionado acabam optando também por ter algum tipo de ventilador para controlar a temperatura e fazer com que o ar circule.

Principais vantagens e desvantagens do ventilador de teto

Antes de mais nada, esses equipamentos trazem algumas das principais vantagens dos ventiladores de um modo geral. Quando comparado com outros equipamentos utilizados nos dias mais quentes do ano, para refrescar o ambiente, esse acaba sendo o mais econômico, tanto no momento da aquisição como também em relação ao consumo de energia elétrica.

Publicidade

Outra vantagem do ventilador é a possibilidade de utilizar o equipamento em ambientes abertos ou então em locais que não ficam fechados pelo maior tempo possível, já que isso normalmente é exigido para que um sistema de ar-condicionado funcione. É possível instalar ventiladores até mesmo em locais completamente abertos, ajudando a circular o ar naqueles dias sem nenhum tipo de vento.

No caso do ventilador de teto, esse modelo acaba se tornando mais interessante do que os outros ventiladores, como os que ficam em pedestais ou mesas. O espaço que ele economiza já que ficam normalmente em um local que não é utilizado para outras coisas.

Os ventiladores de teto normalmente também funcionam como suporte para a instalação das lâmpadas, servindo, em determinados casos, até mesmo como espécies de luminárias.

Publicidade

Mas esses aparelhos também possuem algumas desvantagens, começando pelo fato de ele não conseguir refrigerar tão bem um determinado ambiente, como o ar-condicionado. Nos dias muito quentes, o que ele acaba fazendo é apenas circular um ar que está em uma temperatura muito mais elevada do que aquela considerada como confortável.

No caso específico do ventilador de teto, comparado com os outros modelos, temos o problema de ele não ser portátil, sendo mantido sempre no local original da instalação.

Dicas para não errar no momento da compra

Defina o local da instalação com antecedência

O local onde o ventilador de teto será instalado acabará interferindo diretamente em algumas opções de compra. Caso ele tenha que dar conta de um ambiente maior, pode ser mais interessante investir naquelas opções que possuem hélices mais largas, para que o vento se torne mais efetivo.

A quantidade de pás também depende do ambiente. Uma peça pequena pode ser refrescada com um ventilador de teto de três pás, já as peças maiores podem exigir um ventilador de quatro ou até mesmo de cinco pás.

Verifique as opções de velocidade

Os ventiladores de teto também podem ter diferentes opções de velocidade. Ela basicamente define a força que o motor vai acabar direcionando para que as pás entrem em movimento, o que consequentemente interfere na quantidade de vento gerado.

Normalmente, esses equipamentos chegam ao consumidor com três opções de velocidade: lenta, média e rápida. Alguns acabam adicionando mais opções de velocidade. Outros ventiladores também possuem a função exaustor, que basicamente faz com que as pás girem no sentido anti-horário, ajudando a remover o ar quente do ambiente.

Busque recursos adicionais

Hoje em dia, os ventiladores de teto também acabam trazendo algumas funções adicionais muito interessantes, mas que variam de acordo com o estilo de cada usuário. Alguns modelos possuem controle remoto, por exemplo, permitindo que as pessoas liguem, desliguem e escolham opções de velocidade sem precisar levantar da cama.

Além disso, alguns modelos mais inteligentes possuem Bluetooth e podem ser controlados até mesmo com smartphones e assistentes de voz. Versões com timer, que desliga o ventilador depois de um determinado tempo, também podem ser interessantes.

Cuidado com as entradas para as lâmpadas

Especialmente em relação à quantidade de bucais disponíveis.

Leia o manual de instalação

Portanto, leia o manual com atenção. E, caso a instalação seja muito complexa, o recomendado é solicitar os serviços de um profissional.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: