Topo

Vai pedalar? 5 dicas para não sofrer nos dias mais quentes.

Andar de bicicleta exige cuidados extras quando a temperatura está elevada.
Publicidade
Comente

O calor costuma ser um convite para a grande maioria das pessoas praticarem algum tipo de esporte ao ar livre. Primeiro porque, diante das temperaturas altas que o verão brasileiro oferece em praticamente toda extensão do país, ficar em locais fechados pode ser um desafio, a não que tenha um potente ar condicionado. Mas, além isso, as pessoas realmente costumam se sentir mais bem dispostas nos dias de sol e calor.

Vai pedalar? 5 dicas para não sofrer nos dias mais quentes.

Dentre as diversas possibilidades de esporte, o ciclismo está dentre os mais apreciados. Desde aqueles que gostam apenas de dar uma volta mais despretensiosa com sua bicicleta por aí, até aqueles que percorrem longas distância, a sensação de movimento ao ar livre da bicicleta costuma ser percebida como algo agradável para a grande maioria das pessoas.

Mas pedalar nos dias mais quentes do ano exige também alguns cuidados extras que devem ser observados para que os ciclistas não corram o risco de prejudicar, ao invés de auxiliar, a saúde do corpo com o movimento. Confira 6 dicas fundamentais para pedalar com mais segurança:

Beba água o tempo inteiro

Publicidade

A dica que deveria ser uma regra para todo mundo durante o verão deve ser levada ainda mais a sério por quem decide praticar esportes ao ar livre, especialmente o ciclismo que é considerado como de impacto de moderado a elevado: hidratar-se. E, neste caso, realmente o que acaba sendo mais recomendado é tomar água pura e fresca, ao invés de outros líquidos que prometem energia e afins.

E as pessoas não devem esperar ter sede para beber água quando estão pedalando em um dia quente, o ideal é que elas tomem água pelo menos de meia em meia hora. Pois, no momento em que ela sentir sede, muito provavelmente até o seu rendimento na bicicleta está comprometido.

Prefira os horários com calor menos intenso

Mesmo que os dias de verão acabam sendo convidativos em toda sua extensão para ficar na rua, para esportes mais intensos como o ciclismo, a dica é sempre evitar os horários de calor mais intenso. Para quem pretende pedalar por longas extensões, pode ser interessante que a pessoa comece a prática antes do sol nascer ou quando ele está começando a se pôr.

Protetor solar mesmo em dias nublados

Publicidade

Em determinados dias do verão pode ser que a pessoa olhe para a rua e não enxergue aquele sol escaldante. Pode ser que existam muitas nuvens deixando o dia um pouco mais cinza. E isso podem causar a sensação equivocada de que as pessoas não vão sofrer com os raios solares e com o calor intenso.

Mas, durante os dias nublados é que geralmente as pessoas costumam se queimar mais durante o verão, pois além da falta de proteção existe uma distribuição maior dos raios UV em virtude das nuvens. Por isso, é fundamental que as pessoas utilizem sempre o protetor solar, mesmo nos dias com sol menos intenso.

Prefira as roupas com proteção

Além do protetor solar no seu formato tradicional, cremoso, pode ser interessante também que as pessoas utilizem algumas roupas que oferecem esta proteção contra os raios UV. As famosas roupas utilizadas pelos ciclistas geralmente oferecem este tipo de proteção de uma forma um pouco mais efetiva.

Mas, caso a pessoa não queira utilizar este tipo de roupa ou não tenha investido no esporte, a dica sempre é contar com roupas que tenham um tecido mais leve e que ofereça um toque gelado. Além disso, também pode ser interessante utilizar roupas que ofereçam uma secagem um pouco mais rápida.
Não esqueça o capacete e o óculos

O capacete, além de ser um acessório fundamental de segurança e que ainda é considerado como obrigatório de acordo com a atual legislação, se torna ainda mais importante nos dias mais quentes do ano, pois ajuda a proteger a região da cabeça contra os raios solares.

Outro acessório muito importante é os óculos, que também vão atuar para amenizar a incidência dos raios diretamente na região dos olhos. Neste caso, pode ser interessante utilizar a queles óculos que ofereçam uma proteção mais ativa contra os raios UV.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: