Topo

Maiores clubes de Futebol da Coréia e da China

Se você pensa que os coreanos e os chineses não sabem jogar bola, está enganado. O futebol deles está crescendo e estão tendo boas equipes, principalmente no Mundial de Clubes.
Publicidade
Comente

Se você pensa que os coreanos e os chineses não sabem jogar bola, está enganado. O futebol deles está crescendo nos últimos anos e estão tendo boas equipes, até mesmo competitivas, principalmente no Mundial de Clubes.

Pohang Steelers

Citamos o Pohang Steelers, clube fundado em 1973, localizado na cidade Pohang e sedia as suas partidas no Steel Yard Stadium.

O Pohang é o segundo maior vencedor da Liga Coreana, a K-League com 4 conquistas nos anos de 1986, 1988, 1992 e 2007. O time sul-coreano também levantou a taça da Liga dos Campeões da AFC em 1997, 1998 e 2009.

Em 2009, o Pohang Steelers participou do Mundial de Clubes da Fifa. Venceu o TP Mazembe do Congo por 2 a 1, nas quartas de final. Na disputa da semifinal, foi derrotado pelo Estudiantes da Argentina pelo mesmo placar. Na decisão da terceira colocação bateu o Atlante do México, por 4 a 3 nos pênaltis.

Seongnam

O maior vencedor da Liga Coreana é o Seongnam, que levantou a taça em 7 oportunidades (tri duas vezes de 1993 a 95, e de 2001 a 2003, e o título solitário em 2006). O clube existe desde 1989 e o seu estádio é o Tancheon Sports Complex.

O Seongnam conquistou a Liga dos Campeões da AFC em 1996 e 2010. Nesse último título, o time sul-coreano garantiu vaga para disputar o Mundial de Clubes da Fifa.

Nas quartas de final, teve o Al-Wahda dos Emirados Árabes como adversário. No entanto, o Seongnam não tomou conhecimento dos árabes e venceram o jogo por 4 a 1.

Porém, a festa sul-coreana foi paralisada na derrota de 3 a 0 para a Inter de Milão da Itália, nas semifinais. Na disputa do terceiro lugar, o Seongnam teve o Inter de Porto Alegre como adversário e perdeu por 4 a 2, assim terminando a competição no quarto lugar.

Maiores clubes de Futebol da Coréia e da China

Clubes da China

Chegamos na China, onde tem o Shanghai Shenhua e o Guangzhou Evergrande como os principais times do país, principalmente por conta do seu poder aquisitivo.

O Guangzhou foi fundando em 1954, tem o estádio chamado Tianhe Stadium e, nele, 60 mil torcedores podem apoiar o time da casa e pressionar o adversário. Por conta do patrocinador, a Evergrande Real Estate Group, o clube chinês pôde sonhar em contratar jogadores renomados. A diretoria fez proposta por Ronaldo Fenômeno e Kaká, porém os brasileiros recusaram. No entanto, os chineses não perderam tempo e contrataram Conca (ex-Fluminense), por US$ 10 milhões e um salário de US$ 7 milhões. Este clube chinês foi bi-campeão da Super Liga Chinesa em 2011 e 2012, além de vencer a segunda divisão da Liga em 1956, 58, 81, 2007 e 2010.

O Shanghai contou com os consagrados Anelka (atualmente está emprestado a Juventus da Itália) e Drogba (joga pelo Galatasaray da Turquia), mas, se falando de títulos, o time chinês não conquista um campeonato nacional desde 2003 (o outro foi conquistado em 1995). Fundado em 1993, o time chinês possui o estádio Hongkou Stadium que tem capacidade para mais de 35 mil pessoas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: