Topo

Confira os diferentes golpes utilizados no tênis

Se você pretende fazer aula ou tem dúvidas, veja os diferentes golpes utilizados no tênis e teste todos para saber com qual você tem mais facilidade de jogar.
Publicidade
Comente

Tênis é um esporte antigo, mas que não é muito praticado no Brasil. No século XX, passamos por momentos ruins economicamente, até mesmo com a Ditadura Militar, e a qualidade de vida das pessoas era baixa. As crianças se entretinham com o futebol, já que é um esporte simples, não precisa de grandes espaços e quaisquer objetos podem se tornar uma bola. O Tênis nunca deu certo, porque sempre foi um esporte para classe média alta, onde há a necessidade da raquete, que é cara, e de uma quadra com rede demarcada com linhas horizontais e verticais proporcionais e calculada.

Entretanto, com o aparecimento do Guga e sua fama global, o Tênis ganhou um pouco de notoriedade no país. Fernando Meligeni, argentino naturalizado brasileiro, tinha carisma e ganhou muitos fãs na sua carreira. Do final do século XX até os dias de hoje, este esporte cresceu bastante e apareceram promessas, como Feijão e Bellucci.

Se você pretende fazer aula ou tem dúvidas, veja os diferentes golpes utilizados no tênis e teste todos para saber com qual você tem mais facilidade de jogar.

Tipos de Forehand

Publicidade

Forehand é o nome dado para o lado mais forte do tenista. O forehand de um canhoto fica no lado esquerdo e de um destro, no lado direito. Cada jogador bate de um jeito diferente na bolinha. Há duas formas muito conhecidas:

  • Top spin – Este é o nome dado ao efeito que o jogador coloca para que quando ela quique na quadra, a mesma suba e atrapalhe o oponente. É difícil de ser aplicada, mas ótimos jogadores do circuito profissional utilizam, como o Rafael Nadal.
  • Chapada – Quando a bolinha não sofre efeito algum, indo totalmente reta, recebe este nome. Ela é utilizada por tenistas que priorizam a velocidade e potência dos golpes, distribuindo batidas secas na quadra.
Top Spin Nadal

Top Spin do Nadal

Ambas têm seus prós e contras. Um efeito top spin gerado pelo oponente pode ser uma arma para um tênis que utiliza chapada, pois quanto mais alta, mais fácil para bater forte e acertar a quadra. Entretanto, eles costumam ter dificuldades para variar as jogadas e se não estiverem calibrados, cometerão muitos erros não forçados.

Tipos de Backhand

Backhand é o nome dado para o lado mais fraco do tenista. Em canhotos, é o lado direito; em destros, é o lado esquerdo. No tênis de mesa, o backhand é utilizado com a mesma mão que o forehand, mas no tênis é preciso um apoio da mão oposta. Existem dois tipos:

  • Com duas mãos – é o mais famoso e fácil de ser executado. Ao realizar o movimento, o tenista coloca a mão do lado menos forte no grip da raquete para gerar mais força. Fica mais fácil fazer backhands potentes dessa forma.
Backhand Nadal

Backhand do Nadal

  • Com uma mão – este é pouco utilizado, pois é mais difícil de ser executado, entretanto é o de maior classe. Um backhand assim é lindo de ser visto! Basta ver os movimentos de Roger Federer, o melhor tenista de todos os tempos.
Backhand Federer

Backhand do Federer

Publicidade

Apesar de existirem diversas formas, não há uma melhor que a outra, ou seja, há o estilo que o tenista melhor se adapta, que permita usufruir de todo seu potencial de jogo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: