Topo

Aprenda diferentes opções de trufas para economizar na Páscoa

Confira receitas para presentear ou fazer um dinheiro extra neste período do ano.
Publicidade
Comente

Que os ovos de chocolate são as grandes estelas da Páscoa, isso ninguém pode negar. Especialmente entre as crianças, pode se tornar um pouco complicado conseguir encontrar uma substituição para presentes, uma vez que estes itens acabam estando diretamente atrelados a imagem da Páscoa de uma forma geral e ainda apelam para brinquedos e outros brindes que os pequenos gostam muito.

Aprenda diferentes opções de trufas para economizar na Páscoa

Mas o chocolate, de uma forma geral, também brilha de outras formas neste feriado, especialmente entre os adultos que amam o doce mas que não se importam muito com brinquedos e outros tipos de brindes que geralmente são oferecidos dentro dos ovos de páscoa. E um tipo de doce que ganhou espaço nas últimas décadas são as trufas.

Conheça mais sobre a origem das trufas de chocolate

As trufas de chocolate nada mais são do que um tipo de bombom de chocolate que conta com um recheio. Ao longo dos anos, diversas opções de trufas acabaram surgindo, mas uma das mais famosas é aquele recheada com ganache. Além disso, ela também costuma ser caracterizada por uma fina camada de chocolate que acaba compondo a estrutura física da trufa de uma forma geral.

Publicidade

Não se sabe ao certo qual seria a origem das trufas de chocolate, mas tudo indica que elas teriam sido uma criação do chef pâtissier Auguste Escoffier, no final do século XIX. Mas existem algumas polêmicas em torno do assunto, uma vez que a cidade francesa Chambéry se autoproclama o berço da trufa de chocolate. Segundo a história que se conta no local, o doce teria sido criado acidentalmente por Louis DuFour, em 1895.

Para quem deseja apostar nesta opção para a páscoa, seja para presentear a família ou seja para vender e garantir uma renda extra neste período do ano, confira algumas receitas de trufas que podem ser feitas em casa, mesmo por quem não tem muita experiencia na produção de doces:

Base das trufas

Este é um doce que conta com uma grande variedade de opções, mas que mudam basicamente devido ao tipo de chocolate que acaba sendo utilizado nas sua base e também nos recheios que são utilizados. Existe a possibilidade dos clientes utilizarem bases com um chocolate mais amargo, ou mais doces. Essas são variabilidades que podem ser definidas no momento da produção, levando em consideração os gostos do público-alvo.

Publicidade

Para começar, a base da receita que vai envolver a trufa pode ser feita com os seguintes ingredientes:

  • 500g de chocolate meio-amargo fracionado
  • 500g de chocolate ao leite fracionado

Basta aquecer os chocolates, de preferência em banho maria, e ir mexendo bem até que a mistura esteja bem lisinha e homogênea. É possível acrescentar creme de leite e margarina nesta base de chocolate para que ele renda mais e fique um pouco mais cremosas.

Depois disso, esta base deve ser aplicada nas forminhas de trufas, sempre com uma camada fina. Elas devem ser levadas para a geladeira até que fique bem firmes. Depois, basta colocar o recheio da sua preferência, cobre com chocolate e retornar para a geladeira, até que ela fique bem firme.

Confira algumas opções de recheios de trufas:

Trufa de Mousse de Chocolate

  • 200 gramas de chocolate meio amargo
  • 200 gramas de creme de leite sem soro
  • 3 claras de ovo batidas em neve

Comece derretendo o chocolate em banho maria, adicione o creme de leite e misture bem. Enquanto o chocolate esfria, bata as claras em ponto de neve bem firmes. Adicione as claras no chocolate frio em três etapas, misturando delicadamente. Deixe na geladeira por pelo menos 3 horas antes de rechear as trufas.

Trufa de Panetone

  • 340 gramas de chocolate branco nobre picado
  • 100 gramas de creme de leite
  • 15 ml de licor de laranja
  • 100 gamas de panetone picado

Comece derretendo o chocolate e misture o creme de leite, o licor de laranja e o panetone. Misture tudo muito bem até que fique bem homogêneo e deixe gelar por 4 horas. Depois, basta utilizar a mistura como recheio ou então fazer pequenas bolinhas e banhar em chocolate derretido e voltar para a geladeira, até que fiquem bem firmes.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: