Topo

O que servir na ceia de Natal? Confira algumas dicas para o jantar do dia 24

Veja sugestões interessantes que podem agradar todos os gostos.
Publicidade
Comente

As comemorações natalinas são recheadas de pequenos elementos tradicionais que acabam compondo a data de uma forma geral. Existem desde aqueles momentos que antecedem em diversos dias a data natalina, como a montagem de árvore de Natal e demais decorações, até o que acontece na noite do dia 24 para o dia 25. E essas tradições mudam de acordo com o país. 

O que servir na ceia de Natal? Confira algumas dicas para o jantar do dia 24

No Brasil, por exemplo, diferentemente de outros países, as pessoas acabam geralmente se reunindo na noite do dia 24 para o dia 25, e eles costumam comemorar o momento da virada, normalmente fazendo a abertura dos presentes depois da meia noite e também comemorando com um jantar, chamado de ceia natalina.

Assim como tudo que é feito no Natal, a ceia também acaba tendo uma origem e um significado. No caso deste jantar, a referência é direta a determinados acontecimentos que são relatos na Bíblia Sagrada, livro mais importante para todas as religiões cristãs do mundo. Mas os relatos de ceia são bem mais antigos, quando os povos pagãos comemoravam a data por ser o solstício de inverno, a noite mais longa do ano no hemisfério norte.

Publicidade

Geralmente os banquetes natalinos eram preparados em comemoração ao solstício entre os cidadãos da aldeia. Além disso, também funcionava como forma de presentear os entes queridos.

Alguns alimentos que são consumidos nesta data também acabam tendo origem em tradições. Por exemplo, por aqui temos o comum de consumir as aves natalinas, como chester. E este hábito de consumir aves acaba vindo dos perus natalinos, que possuem origem nos hábitos dos índios da América do norte, que serviam peru para comemorar a primeira grande colheita.

Mas nem todo mundo está preocupado apenas em seguir as tradições, e na grande maioria dos casos as pessoas querem apenas servir uma boa refeição e compartilhar um momento de união com a família. Confira algumas dicas de refeições para servir na ceia de Natal:

Tender

Publicidade

Este é um alimento que se tornou bastante tradicional nas ceias natalinas ao redor do mundo inteiro, incluindo no Brasil. Ele é basicamente um tipo de presunto, mas diferentemente daquele que as pessoas geralmente consomem crus, ele acaba sendo assado. No seu preparo tradicional, ele acaba sendo servido com cravos espetados. Ele geralmente é feito também com suco de laranja durante o assamento, para que ele fique mais suculento.

Rabanada

Outra receita clássica natalina, que foi importada de tradições portuguesas para o Brasil. Uma das suas principais características é o fato dela ser barata, sendo uma opção de doce. Basicamente as pessoas precisam apenas de fatias de pão, de preferência aqueles que são adormecidos, que são passados em uma massa feita com ovos e depois são fritas. São servidas normalmente com açúcar e canela em pó. 

Tábua de frios

Uma excelente forma de começar a noite, geralmente servido para que as pessoas acabem comendo alguma coisa até chegar a hora da ceia. Ela pode ser servida das mais variadas formas, sendo que a ideia principal é combinar diferentes frios para que possam ser consumidos como petiscos. Essas tábuas podem ser incrementadas ainda com algumas outras opções, como pãezinhos de leite, torradas e alguns tipos de molhos.

Aves natalinas

Para quem não quer fugir muito das tradições, as aves natalinas também não podem faltas. As mais comuns são peru e chester, que acabam tendo como principal característica o fato de ter uma maior quantidade de carne, especialmente na região do peito. Mas as pessoas também podem optar pelos frangos convencionais, e o segredo está em uma boa farofa como acompanhamento e também no assamento correto para que ele não fique muito seco.

Pavê

Mais uma opção clássica de sobremesa, o pavê também é muito interessante, pois é um doce relativamente simples e fácil de ser feito. Existem muitas variantes desta receita, que podem ser feitas com biscoitos e receitas clássicas de cremes que normalmente são encontradas em outros tipos de doces. 

Salpicão de frango

Uma opção que mistura a proteína com uma espécie de salada, tudo com uma maionese ou com um molho a base de iogurtes que deixa ela mais úmida. Uma excelente opção, especialmente para os dias mais quentes que normalmente fazem no Natal, já que é servida gelada. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: