Topo

Organização é o 1º passo de como declarar Imposto de Renda 2014; Veja outros

Notícias da economia brasileira e mundial, além de dicas de mercado! Organização é o 1º passo de como declarar Imposto de Renda 2014; Conheça os outros
Publicidade
Comente

O Imposto de Renda é compromisso que milhões de brasileiros possuem todos os anos. Pode ser algo que vai ocupar apenas uma parte do seu dia, mas também pode se tornar um problemão, especialmente para as pessoas que acabam fingindo que não terão que prestar contas ao Leão e que acabam deixando tudo pra última hora.

A Receita Federal ainda não divulgou o cronograma oficial para o início das declarações deste ano, mas é importante que as pessoas já organizem suas papeladas para conseguir fazer a sua declaração de maneira mais eficiente. Geralmente o período começa na primeira semana útil do mês de março, que este ano deve ficar para a segunda semana do mês em virtude do carnaval.

Confira alguns dos documentos que precisam ser separados para começar a preparar a sua declaração do imposto de renda.

organizacao-para-declarar-importo-de-renda-2014

Documentos gerais

Publicidade

No caso das pessoas que fazem a sua própria declaração, muitas vezes boa parte dos documentos estão reunidos já no computador ou salvos em alguma mídia, mas mesmo assim é sempre bom conferir.

Separe os seguintes documentos: CPF; título de eleitor; comprovante de endereço; documento ou anotação com sua profissão; cartão do banco para informar o número da agência e da conta para restituição ou débito; cópia da declaração do IR 2013. Lembrando que o programa consegue importar boa parte dos dados da declaração passada diretamente para a declaração deste ano.

Informes de rendimentos

Publicidade

Outro dado fundamental para a declaração do imposto de renda são os rendimentos que a pessoa tem. É muito importante que ela providencie na sua empresa uma cópia do documento que comprova tudo que ela ganhou, inclusive com as informações referentes a renda tributável e não tributável, já que isso deve ser colocado separadamente na declaração.

Recibos e notas fiscais

Os contribuintes podem descontar alguns gastos no seu imposto de renda, o que permite que o valor que se precisa pagar seja menor ou até mesmo a pessoa tenha algum valor a receber de volta. Para conseguir informar estes dados corretamente, é fundamental separar os seguintes documentos: Recibos de gastos com educação (escola, faculdade, pós-graduação, ensino técnico, seus e de seus dependentes); Recibos de gastos com médicos e dentistas (também seus e de seus dependentes), Comprovante de aluguel, Comprovante de contribuição previdenciária, etc.

Outros Comprovantes

Relação de compra e venda de ações, inclusive com a apuração mensal do imposto; outras rendas recebidas em 2013, como heranças, doações, resgate do FGTS, indenização por ação; recibos de compra e venda de bens, como carros, por exemplo; documentos da aquisição de dívidas ou empréstimos no ano passado.

Antecipe e tenha vantagens

Uma outra informação muito importante é que as pessoas que conseguem se organizar para entregar seu imposto de renda mais cedo podem acabar tendo vantagens em relação as outras pessoas. Quem remete o IR antes, também consegue receber antes a sua restituição. Além disso, caso tenha algum problema com a declaração, o contribuinte tem tempo hábil para resolver e assim evita qualquer multa.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: