Topo

Copa do Mundo e debilidade da economia derrubam arrecadação de tributos federais

Dicas de investimentos e notícias da economia estão no ClickGrátis! A Copa do Mundo e a debilidade da economia derrubam arrecadação de tributos federais
Publicidade
Comente

Ao contrário do que os mais otimistas esperavam a Copa do Mundo não tem rendido benefícios aparentes à economia brasileira, muito pelo contrário. Levantamentos divulgados recentemente apontam que a debilidade da economia pode, na verdade, ter sido agravada em função da realização do evento esportivo no país.

Leia também:

A queda observada na receita desse ano em comparação ao mesmo período no ano passado chega a assustar especialistas, que inclusive, são quase unânimes em afirmar que os resultados prometidos pelo governo brasileiro para esse ano dificilmente serão atingidos.

Copa do Mundo e debilidade da economia derrubam arrecadação de tributos federais

economia-fraca-copa

Publicidade

Na fase de programação dos gastos para o ano em curso, o atual governo previu um aumento entre 3% e 3,5% na arrecadação de tributos federais em relação ao ano passado, a expectativa, em tese, era a de que a realização da Copa do Mundo ajudasse a alavancar o referido faturamento.

Apesar das estimativas, porém, o fato é que os resultados do mês de julho, divulgados nessa última sexta-feira (22), mostraram-se inferiores em 1,6% se comparados aos do mesmo mês em 2013, somando apenas R$ 98,8 bilhões.

Publicidade

Na opinião de especialistas, o que pode ter ajudado na acentuada queda da arrecadação Federal é justamente o período da Copa do Mundo, já que na prática o que se viu foi uma redução na quantidade de dias úteis durante a realização do evento.

Deixando de lado os resultados isolados do mês de julho, o panorama também não se mostra nada animador, nos sete primeiros meses de 2014 a queda acumulada já chega a 0,2%, de modo que nem mesmo o fato de a previsão inicial de faturamento ter sido reduzida para um aumento de apenas 2% deixa os especialistas otimistas quanto à possibilidade de a meta ser atingida no ano.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: