Topo

Brasil sobe 23 posições em ranking de melhores Países para investimentos

Comente

A economia Brasileira tem crescido em muito nos últimos anos e esse avanço tem levado pessoas das mais diversas regiões do mundo a olhar com bons olhos para o País como um das promissoras opções para se investir. Isso pôde ser observado de maneira absolutamente clara recentemente, quando grandes multinacionais do setor automobilístico, e de outros diversos setores, têm buscado instalar-se no País, objetivando a redução de custos para aumentar a lucratividade na comercialização de seus produtos e serviços.

Uma pesquisa realizada recentemente, veio confirmar o que muitos especialistas em economia espalhados pelo mundo já vinham prevendo, o Brasil conseguiu subir de forma significativa no ranking de melhores Países para se fazer investimentos, na sequência você poderá conferir todos os detalhes que envolveram essa pesquisa, bem como o panorama atual do mercado Brasileiro para investimentos.

Brasil sobe 23 posições em ranking de melhores Países para investimentos

brasil-sobe-em-ranking-de-investimentos

A Bloomberg, que é uma agência de informações do mercado financeiro, divulgou recentemente um ranking dos melhores Países para se fazer negócios ao redor do mundo, de acordo com esse novo ranking, o Brasil subiu 23 posições, ficando na 38° posição.

Longe do 61º lugar que ocupava no ano anterior, o Brasil foi um dos Países que mais subiram no ranking, ao contrário de grandes potências mundiais, como os Estados Unidos, que por exemplo, caiu da segunda para a terceira posição no ranking.

A avaliação da Bloomberg contempla o total de 157 Países, aos quais são atribuídos notas de 0 a 100 nos critérios: “custo do trabalho e do material” (peso 20), “custo de transporte de bens” (peso 20), “custos menos tangíveis” (20), “mercado consumidor” (10), “grau de integração econômica” (peso 10), e “custo de iniciar um negócio” (peso 20).

De acordo com o ranking o Brasil está agora posicionado até mesmo à frente de Países emergentes como Rússia e Índia, mantendo-se entretanto, atrás de Países como Chile, China e Peru, além da Grécia.

Confira na sequência a lista dos dez primeiros colocados do Ranking

Hong Kong – Melhor País para se fazer investimentos

Aclamado como o melhor País para se fazer investimento, Hong Kong, obteve média de 83.4, nesse ano, mantendo-se na mesma posição que esteve no ano passado.

Canadá – Segundo melhor País para se investir

O Canadá obteve nota máxima de 81.5, subindo da sexta para a segunda posição no ranking.

Estados Unidos – Terceiro melhor País para se investir

Com 80.2 de nota máxima, os Estados Unidos amargaram a terceira posição no ranking, ficando uma abaixo em relação ao levantamento do último ano.

Cingapura – Quarto melhor País para se investir

Na quarta posição do ranking está Cingapura, que ganhou quatro posições em relação ao ranking do ano anterior, a média geral do País nos critérios avaliados foi de 80.1.

Austrália – Quinto melhor País para se investir

Austrália foi outro dos Países que ganharam posição no ranking em comparação com o ano passado, o País subiu da sexta para a quinta posição, obtendo nota de 79.9 na média geral dos critérios avaliados.

Alemanha – Quinto melhor País para se investir (Empate)

A Alemanha que no ano passado ficou na Quinta posição entre os melhores Países para se investir, manteve o posto nesse ano, dessa vez, empatada com a Austrália também com a nota de 79.9.

Reino Unido – Sétimo melhor País para se investir

Saltando do décimo para o sétimo lugar no Ranking, o Reino Unido obteve nota 79.4 na nota geral obtida através da avaliação dos critérios supra citados.

Holanda – Oitavo melhor País para se investir

Uma das quedas mais drásticas no ranking foi a da Holanda, o País caiu da quarta para a oitava posição, registrando uma nota de 78.0 entre os critérios observados no levantamento.

Espanha – Nono melhor País para se investir

A Espanha foi um dos Países que registraram o maior salto no ranking, o País subiu da décima sexta para a nona posição, ficando com nota média de 77.0.

Suécia – Décimo melhor País para se investir

A Suécia ganhou duas posições no ranking, saltando da décima segunda para a décima posição com uma nota média de 76.2 no total entre os critérios observados no levantamento.

Posição e pontuação do Brasil no Ranking de melhores Países para Investimentos

Conforme mencionado o Brasil ficou no 38° lugar no ranking, a pontuação do Brasil foi de 63.2, enquanto que a pontuação do Peru foi de 63.3, a da China 69.6, e a do Chile 72.8, este último, no 21° lugar do ranking.

Leia também:

Análise do ranking apresentado pela Bloomberg

Apesar de a Bloomberg ser uma conceituada e muito respeitada organização, os resultados positivos do Brasil no ranking, são um tanto quanto questionáveis de acordo com o que a opinião de especialistas.

O fator no qual o Brasil teria obtido a melhor nota isolada no levantamento da Bloomberg, seria o “grau de integração econômica”, ou seja, justamente o que avalia dentre outras coisas, se as tarifas de importação no País são baixas, e se o grau “codependência com o mercado global” é alto, dois pontos que, sabidamente não são nem de longe positivos em se tratando de Brasil, que tem uma das mais caras tarifas de importações do mundo.

O segundo critério no qual o Brasil ficou com boa nota isolada foi o “Custo de iniciar um negócio”, onde a Bloomberg avalia tanto os custos para a fase inicial do projeto, quanto os que dizem respeito a taxas de financiamentos para a criação do novo negócio, ou seja, um fator no qual recentemente o Brasil ficou no 130º lugar, em um outro estudo chamado Doing Business, realizado recentemente pelo Banco Mundial.

Apesar dos pontos duvidosos apontados por especialistas, esse ranking tende a ser um dos mais confiáveis do mundo, e serve de parâmetro para a maioria dos Países, dada a credibilidade da empresa que o conduziu.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: