Topo

Quando e como usar a papinha

Comente

A alimentação infantil, é um tema que deve ser muito pesquisado, pois a introdução de novos alimentos no esquema alimentar do bebê deverá ser realizado de forma gradual, envolvendo um grau de paciência e também muita criatividade para conquistar as crianças.

papinha

As crianças que vem em um aleitamento materno exclusivo poderão começar experimentar frutas aos seis meses de idade e crianças em aleitamento artificial ou misto poderão começar aos 4 meses.

São oferecidos inicialmente suquinhos e papinhas de frutas, e em torno de 1 mês depois deverá ser incluída a primeira papa salgada. Se tudo acontecer nos conformes depois de um mês é possível se incluir uma segunda papa salgada e depois sobremesas.

Os legumes como por exemplo feijão, lentilha, ervilhas, grão de bico, entre outros, deverão ser incluídos mais tarde em torno de oito meses e peixe e clara de ovos só depois de dez meses. A gema pode ser oferecida aos seis meses.

Alguns itens como mel, frutos do mar, nozes, são muito alergênicos e deverão ser oferecidos depois dos 12 meses de idade da criança.

Não existem neste caso frutas proibidas, porém é necessário se ter alguns cuidados com uva, quiwi, morangos, e abacaxis por causa de sua concentração de agrotóxicos ou mesmo por seus potenciais de alergia.

Outra dica interessante é se abolir a utilização de um liquidificador ou mesmo mix. As papas deverão ter uma consistência maior com o objetivo de ajudar o bebê a desenvolver uma musculatura que será mais tarde utilizada para fala e mastigação, o ideal é se utilizar um garfo para se amassar alimentos que já deverão estar cozidos.

A partir do momento que se fazer papinhas salgadas é muito importante se ter algum conhecimento de grupos alimentares cada papa deverá ser composta pelo menos de um item de cada grupo, veja a seguir:

– Legumes: cenoura, abobrinha, abóbora, beterraba, mandioquinha etc.

– Hortaliças: alface, couve, brócolis, rúcula, espinafre, acelga,etc.

– Cereais: arroz ou massas.

– Carnes: vermelha ou branca.

– Leguminosas: feijão, lentilha, ervilhas, etc

Para se temperar é interessante se utilizar cebola, cebolinha, salsa e óleo vegetal.

Até o fim do primeiro ano de vida, procure evitar ao máximo adicionar sal e açúcar na dieta da criança, depois disso procure utilizar com bastante moderação para que a criança não tenha seu organismo prejudicado.

Veja a seguir algumas receitas interessantes:

PAPINHA DE FRANGO “VERMELHINHA”

Como ingredientes é necessário:

1 colher de sobremesa de óleo vegetal

1 colher de chá de cebola picada

2 colheres de sopa de frango cortado em cubos pequenos, procure neste caso utilizar filé

1 mandioquinha pequena cortada em cubos

Meia beterraba pequena cortada em cubos

2 colheres de sopa de escarola picada.

Para preparar é muito simples, veja a seguir:

Em uma panela, procure aquecer o óleo e refogue a cebola e o frango. Em seguida procure acrescentar a mandioquinha e a beterraba, cobrindo com água. Procure tampar a panela e cozinhar até que todos os ingredientes fiquem bem macios e com um pouco de caldo. Procure juntar a escarola e cozinhe também por mais cinco minutos. Logo em seguida amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

Renderá 1 ou duas porções.

PAPINHA DE CARNE VERMELHA

Como ingredientes é necessário:

1 colher de sobremesa de óleo vegetal

1 colher de chá de cebola picada

2 colheres de sopa de carne moída

1 batata pequena cortada em cubos pequenos

2 colheres de sopa de couve flor picada

Para preparar é muito simples:

Em uma panela, procure aquecer o óleo e refogue a cebola e a carne moída. Em seguida procure acrescentar a batata e a beterraba. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes possam ficar bem macios e com um pouco de caldo. Junte em seguida a couve flor e cozinhe por mais 5 minutos tudo isso. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva em seguida.

A introdução da primeira papinha de sal deverá acontecer em torno do sexto mês de idade, porém como uma boa parte das mulheres volta ao trabalho quando o bebê está para completar 4 meses esta etapa acontece um pouco antes. Após 30 a 45 dias de ser introduzido o almoço, pode ser introduzida a papinha no jantar.

Inicialmente é bastante comum as crianças recusarem a papinha salgada, por este motivo procure seguir algumas dicas:

Jamais coloque sal em grande quantidade, o sal ainda não é metabolizado corretamente pela criança, e pode além de fazer mal fazer a criança não gostar do sabor.

Procurar não dar a mamada próximo ao horário da papinha também é uma boa pedida, evite horários entre 11 e 12 horas.

Inicialmente procure utilizar legumes apenas com sabor adocicado, como por exemplo cenoura, beterraba e novamente não utilize sal.

Procure colocar um pouco de papinha de frutas ou leite que a criança toma regularmente, desta forma como o sabor já é conhecido ele acabará aceitando mais facilmente a papinha. Quando a aceitação estiver boa, procure retirar o leite ou a papinha de frutas e coloque o sal em pouca quantidade.

Não insista muito ou force á criança a comer, pois isto poderá trazer uma aversão á comida.

Os legumes deverão ser amassados ou mesmo passados na peneira

Fazer uma papinha diferente em cada refeição, desta forma a criança irá receber variados nutrientes e também sabores.

Uma dica interessante de receita também é, colocar em uma panela 1 litro de água com temperos como cebola, salsa e manjericão, tomate em rodelas, etc. A carne também poderá estar picada bem pequenininha.

Procure cozinhar bem tudo junto, em fogo baixo, com a panela tampada, até que quase toda a água se evapore.

Procure peneirar ou bater no liquidificador, que certamente a criança irá gostar.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: