Topo

Infância: quando liberar a maquiagem para a menina?

Comente

A maioria dos especialistas afirmam que a vaidade é muito importante para o desenvolvimento do ser humano como um todo. Principalmente entre as meninas, já que mais do que os homens, a sociedade de hoje em dia acaba cobrando delas para que estejam sempre bem cuidadas e maquiadas. Mas e as crianças? A partir de quando as pequenas já começam a entender este conceito complexo de beleza e como os pais devem proceder quando isso começa cedo demais?

De acordo com os especialistas, a partir dos 3 anos de idade as crianças já começam a dar sinais que se preocupam com a sua aparência e como a sua imagem aparece para os outros. E geralmente é mais ou menos nesta idade que as meninas começam a dar os primeiros sinais de que querem começar a se parecer com a sua mãe, já que os pais sempre são o espelho das crianças. No caso das meninas, elas começam a sentir vontade de vestir a roupa das suas mães, usar os seus sapatos e também querem fazer as suas primeiras experimentações com as maquiagens.

Cuidados com os exageros

quando-liberar-maquiagem-para-meninas

Portanto, para os especialistas, esta fase é extremamente comum e normal. Mas os pais devem agir com cautela. É importante coibir os exageros que algumas meninas podem apresentar. Este momento geralmente acontece quando as crianças deixam de querer apenas experimentar as roupas e as maquiagens da mãe, mas querem usar elas todos os dias ou querem deixar de usar as roupas de crianças para usar roupas e maquiagens de adultos.

Os especialistas afirmam que esta fase de experimentação do “ser adulto” e parecer com a mãe deve ser apenas mais uma dentre todas as brincadeiras do dia a dia dos pequenos. Mas quando isso acaba fazendo com que as crianças substituam as brincadeira de crianças totalmente por se cuidar como uma mulher adulta isso pode significar um problema que deve ser observado pelos pais.

Explicações

Quando as meninas crianças começarem a querer se parecer como uma adulta, os pais devem entrar na jogada para explicar o que efetivamente está acontecendo e o que pode e o que não pode ser feito. Por exemplo, os pais devem explicar para as crianças que o ser humano é feito de fases e etapas, e que ela chegará lá um dia, mas que ainda não é o momento de se parecer como uma adulta, já que ela será efetivamente uma adulta daqui há alguns anos.

Cuidados com os cosméticos

É importante que os pais tomem cuidado especialmente com os cosméticos. O que pode começar com uma simples brincadeira pode virar um problema sério, especialmente de saúde. A pele das crianças são muito mais sensíveis do que a dos adultos, por isso qualquer reação alérgica causadas por cosméticos pode se tornar um grande problema de saúde.

O mesmo acontece com as técnicas de alisamento e também as tintas que são utilizadas para os cabelos. Os médicos alertam que qualquer tipo de química e tintura para cabelos é terminantemente proibida até os 12 anos de idade.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: