Topo

Entenda porque é importante não dar presente às crianças

5.00 / 5 - 1
Comente

Os pais adoram dar aos seus filhos presentes durante as datas comemorativas, mas o que acontece quando eles dão muito?

O abuso excessivo de presentes à crianças é um erro comum. Muitos presentes podem transformar pequenos em valentões ingratos que nunca estão satisfeitos - não importa o quanto eles recebam de seus pais. Então, antes de ir ao mercado ou shopping e comprar um presente para as crianças, considere esses resultados negativos.

Entenda porque é importante não dar presente às crianças

Presentes demais

Aumenta o comportamento destrutivo

As crianças que costumam receber muitos presentes durante as datas comemorativas sofrem ramificações sociais e emocionais negativas que se estendem bem além da sua infância. De acordo com um estudo da Universidade do Missouri, como adultos, tais crianças são mais propensas a dívidas de cartão de crédito, jogos de azar e compras compulsivas. Claro que receber  presentes produz uma explosão de felicidade - mas não tem poder de permanência. Em vez disso, alimenta uma fome insaciável por mais.

Diminui a auto-estima

Veja também:

A autoestima duradoura está enraizada no forte sentido da identidade - não no materialismo. Estudos demonstraram que não há correlação entre bens materiais e auto-estima ou felicidade. Na verdade, as crianças que têm menos bens materiais, mas as relações positivas com os pais e os colegas são mais altas nos testes de avaliação de autoestima. Eles também têm menos problemas comportamentais e demonstram mais resistência em face de obstáculos do que as crianças que recebem presentes em excesso.

O que fazer

Defina os limites de presentes

Presentes significativos têm mais valor emocional do que uma montanha de presentes sem significado. O estabelecimento de limites na entrega de presentes desencadeia mais consideração em crianças. Também garante que todos tenham uma quantidade igual de dar e receber. E lembre-se, presentes caseiros, como arte ou poesia, podem criar memórias que duram mais do que os que precisam de pilhas AA.

Concentre-se em presentes de construção de estima

Escolha presentes que promovam criatividade, talentos ou habilidades motoras, como instrumentos musicais, tintas, câmeras, etc. As crianças adoram descobrir novos talentos. Isso fortalece sua auto-estima e confiança. Eles também aprendem que não precisam de pertences excessivos para se sentir bem em relação a si mesmos.

Ensinar a alegria de dar

Crianças cujos pais os encorajam a dar presentes a outros experimentam um senso mais forte de comunidade e interconexão. Ajude seus filhos a aprender o valor de dar, envolvendo-os em atividades altruístas, como o trabalho voluntário ou ajudar aqueles que precisam. 

Mostrar o que importa de verdade

E, por último, mostrar a verdadeira importância das relações e da companhia das pessoas. Não associar uma data comemorativa ou até mesmo um aniversário ao significado de receber presentes. É importante que a criança entenda, desde muito pequena, que comemorar a vida e as amizades vale muito mais do que objetos e que receber um presente nunca deve ser o objetivo principal de qualquer comemoração.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: