Topo

Dicas para proteger crianças e adolescentes nas redes sociais

Comente

As crianças estão cada vez mais inseridas dentro do ambiente digital. Cada vez mais cedo os pais costumam dar dispositivos eletrônicos para que elas façam atividades diversas, como jogar ou ver vídeos. Mas muitas também acabam criando contas nas redes sociais. E isso pode se tornar um perigo, especialmente para os pequenos que ainda não entendem muito bem como as coisas funcionam no mundo virtual ou no mundo real.

Especialistas alertam que é dever dos pais cuidar dos filhos também neste ambiente virtual. A partir do momento que os pais acabam permitindo que os filhos possuem uma conta própria nas redes sociais, eles devem zelar pelo o que acontece neste espaço.

Confira algumas dicas para manter a segurança dos filhos nas redes sociais:

Dicas para proteger crianças e adolescentes nas redes sociais

Defina as regras

Veja também:

Antes de mais nada, é fundamental que os pais definam as regras a partir do momento que os seus filhos entram nas redes sociais. É fundamental que os pais tenham controle do que está sendo visto e acessado. Portanto, deixe claro que a senha do perfil da criança e do adolescente será de conhecimento dos pais e que ele poderá acessar para ver o que está se passando por lá.

Mostre exemplos

Diversas notícias surgem o tempo todo mostrando os perigos das redes sociais, especialmente de adultos que tentam entrar em contato com crianças e adolescentes através das redes, com intenções perigosas. Neste caso, conhecimento também é importante, e os pais devem mostrar e conversar com os jovens sobre estes casos, mostrando o que pode acontecer.

Locais de acesso

Quando eles ainda são crianças, pode ser interessante manter o acesso aos computadores somente em locais comuns da casa. O celular pode ser mais complicado de cuidar, mas os pais podem definir filtros parentais, presentes em praticamente todos os dispositivos modernos, que podem bloquear determinados sites quando as crianças ou adolescentes estão no quarto, por exemplo.

Observe o comportamento

Geralmente as crianças acabam demonstrando, de alguma forma, quando estão passando por uma situação problemática ou desconhecida. Por isso, é fundamental que os pais fiquem de olho e identifique qualquer tipo de comportamento que possa fugir do padrão.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: