Topo

Autoestima ajuda no desenvolvimento do filho: veja dicas para ajudar nesse sentido

Comente

Você sabia que a autoestima é algo desenvolvido na infância? Até onde se sabe, ela é criada de acordo com o que as crianças ouve das pessoas mais próximas a elas, pois o que escutam acaba se tornando uma verdade para elas.

Por isso mesmo, é importante que os pais saibam trabalhar a autoestima de seus filhos desde cedo, a fim de criar pessoas boas e que sejam fortes no futuro, tendo autoconhecimento e sabendo lidar com críticas.

Atitudes que ajudam melhorar autoestima da criança

Autoestima ajuda no desenvolvimento do filho: veja dicas para ajudar nesse sentido

Elogie a aparência

As crianças estão constantemente recebendo informações do que é ser bonito, seja pela TV ou pelas ilustrações dos contos infantis. Mas é necessário mostrar às crianças que nem todos são iguais e que ser diferente também é bonito.

Veja também:

Lembre-a que não precisa ser igual as personagem de TV ou livro para ser bonita, é necessário gostar de cada detalhe de seu corpo, valorizando até algum sinal de nascença, que é o que a torna única.

Existem coisas mais importantes

Além de mostrar a seu filho que ele também é bonito, lembre-o que existem coisas mais importante que a beleza. Diga sempre que suas capacidades, seus dons e seu jeito de ser o tornam especial.

Não se esqueça de ensinar seu filho a valorizar o que as pessoas são internamente, seu valores e habilidades e não apenas sua aparência.dessa forma ele irá aprender a se respeitar e se gostar do jeito que é.

Fale sobre diferenças

Além de ensinar sobre aceitação, mostre como se faz, apontando os pontos positivos das pessoas mais próximas. Ensine seu filho que cada pessoa é diferente e isso não é algo ruim, pois cada um poderá aprender com a diferença do outro.

Comece cedo

Comece desde cedo a trabalhar a autoestima de seu filho, ensinando-o a admirar a si mesmo em cada detalhe. Também ensine desde cedo a superar os próprios limites e a fazer certas coisas sozinho a fim de conquistar pequenos objetivos constantemente.

Valorize os esforços

Valorize seu filho por suas pequenas conquistas, como por exemplo, quando ele conseguir amarrar o tênis sozinho. Você pode dizer: "Essa é uma tarefa complicada e você conseguiu sozinho fazer um laço bonito e firme". Dessa forma irá estimular a fazer mais coisas por si mesmo e a aprimorar suas técnicas.

Seja um modelo

Já ouviu falar que criança é uma esponja e que ela suga todas as informações e ações das pessoas mais próximas? Por essa razão é sempre bom ser um bom exemplo para as crianças.

Dito isso, portanto, mostre a ela como é ter uma boa autoestima, se admirando de forma real. Procure mostrar persistência em tarefas, sem desistir nos primeiros obstáculos, pois assim ela verá na prática como fazer diante de uma dificuldade.

Evite comparações negativas

A criança tem o hábito de se comparar aos pais, irmãos e a outras pessoas com quem convive diariamente. Por isso evite fazer comparações, dizendo que ele fala muito como a tia ou que se comer muito ficará gordo como o avô, por exemplo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: