Topo

7 dicas para ensinar os filhos a usar a internet com responsabilidade

Comente

Muitas crianças - e, infelizmente, adultos - tratam a Internet como qualquer coisa - é a terra de ninguém. Isso pode ser parte da diversão - dentro do uso consciente.

Mas quando as pessoas escolhem apelidos agressivos, fazem comentários rancorosos, escondem-se atrás do anonimato para serem cruéis, enviam fotos para humilhar outras pessoas, ou apenas agem de uma maneira que seja considerada rude no mundo real, cria um ambiente que não faz só permitir que as crianças experimentem o melhor do que a Web tem para oferecer. A negatividade pode realmente machucar pessoas e prejudicar a reputação.

É extremamente importante que você, enquanto pai e mãe, esteja sempre conversando com seus filhos para instruí-los melhor sobre o uso da Internet. Apesar do acesso ser "liberado" a todos, a Internet não é um "local" onde se possa dizer e fazer o que bem quiser e deve ser usado com responsabilidade.

Aqui estão algumas diretrizes para tornar seu filho um pouco mais civilizado no uso da internet

O contexto é tudo

Se as crianças querem ter nomes idiotas nos jogos, mas que estejam de acordo com a convenção de uma determinada comunidade on-line e apenas seus amigos verão, tudo bem. Mas para uma comunicação mais formal - como endereços de e-mail, publicação de comentários ou qualquer coisa a ver com a escola - peça-lhes que escolham um apelido respeitável (embora não seja seu nome real) que eles não ficariam envergonhados de pronunciar alto em frente, digamos, da sua avó.

Verifique duas vezes antes de "enviar"

Alguma coisa que você escreveu será mal interpretada? Está tão cheio de gíria que requer um Ph.D. no Dicionário urbano para ser entendido? É grosseiro, ofensivo ou sarcástico? Não o envie.

Tome cuidado com o que você diz

As mensagens de bate-papo, mensagens de texto e status são todas uma comunicação "no momento". Mas se há uma sensação crescente de descumprimento, desfaça. Nada de bom virá ao provocar um comentário desagradável. Você sempre pode escrever uma resposta para tirar algo do seu peito ... sem enviá-lo.

Regras de gramática

Veja também:

Os rumores da morte da gramática foram muito exagerados. Mas, novamente, o contexto é fundamental. Como na internet tudo é muito fluido e rápido, as palavras estão cada vez mais abreviadas e muita gente não se preocupa tanto em escrever corretamente por conta disso. Isso se aplica também às letras maiúsculas. Até agora, todos sabem que escrever em caixa alta significa que você está gritando, mas é repetido quando seu filho começa a interagir online.

Mantenha um segredo

No mundo de hoje, fotos, textos e vídeos podem ser postados, copiados, encaminhados, baixados e Photoshopados em um piscar de olhos. Se você acha que algo pode envergonhar alguém, colocá-los em problemas, comprometer sua privacidade ou gera desconforto de qualquer tipo, mantenha para si mesmo - e talvez excluí-lo por uma boa medida.

Não esconda nada

Por razões de segurança, as crianças devem usar nomes de tela não rastreáveis, mas usar anonimato para ocultar suas ações pode envenenar a atmosfera - e ferir as pessoas. Se seus filhos querem contribuir com membros do mundo on-line, incentive-os a publicar de forma produtiva.

Lembre-se da Regra de Ouro

Não diga algo online que você não diria ao rosto de alguém. Se você tem algo negativo para dizer, discuta isso pessoalmente é uma maneira melhor de resolver seus problemas.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: