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Tudo o que você precisa saber para criar uma loja virtual de sucesso

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A internet não só mudou a maneira do mundo se comunicar, como também mudou a forma do mundo fazer negócios, e a tendência é que esse tipo de mudança siga acontecendo nos próximos anos à medida que a inclusão digital toma proporções maiores.

Diante da mudança de paradigma proporcionada pela internet no mundo dos negócios, o conceito de trabalhar a partir de casa ou mesmo de gerir um pequeno negócio se tornou mais real para muitas pessoas que vislumbraram aí uma oportunidade de criar seus próprios negócios e caminhar rumo aos seus objetivos.

Dentre os modelos de negócios online que se destacam atualmente, está a criação de uma loja virtual para expansão de negócios físicos ou mesmo para criação de um novo empreendimento baseado exclusivamente no ambiente virtual, entretanto, devido à falta de experiência e até mesmo de informação, é comum que muitos empreendedores se percam no caminho diante desse novo mundo, sendo essa a razão que nos leva a escrever esse artigo trazendo informações de qualidade àqueles que desejam ter um negócio tendo a internet como aliada.

Veja tudo o que você precisa saber para criar uma loja virtual de sucesso

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Empreender na internet exige trabalho

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Ao contrário do que muitos pensam trabalhar a partir da internet não é nenhum passeio no parque, e assim como no mundo físico exige conhecimento, perspicácia e muito, mas muito trabalho mesmo.

O empreendedor que deseja começar um negócio na internet precisa ter em mente que muitas vezes precisar trabalhar muitas vezes até mais do que seria necessário em um empreendimento off-line, principalmente porque a concorrência nesse ambiente faz com que se sobressaiam aqueles que estiverem mais bem informados ou com mais recursos para pagar quem possui informações, algo diferente do mundo físico onde o status e influência do indivíduo muitas vezes se tornam diferenciais absolutos na construção de um negócio.

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Pois bem, para aqueles que ainda assim deseja construir um empreendimento profissional na internet, já sabendo que o trabalho será tão árduo quanto no mundo físico, seguem nossas próximas dicas.

Escolhendo o nicho, produto, público-alvo e o nome para a loja virtual

De nada vale criar o melhor site de loja virtual e não ter um produto que agrade ao público-alvo, então a dica é antes mesmo de começar o planejamento, realizar uma pesquisa de mercado a fim de encontrar quais são os produtos mais buscados na web e qual o nível de concorrência para a venda desse ou desses produtos, bem como identificar qual é a margem de lucro que cada produto poderá proporcionar deduzindo todas as despesas decorrentes do processo, desde o valor do produto junto ao fornecedor, ao custo médio mensal de energia decorrente do uso de cada computador e modem que será utilizado para a administração do negócio.

Uma vez definido o tipo de produto ou área de interesse que permita alcançar bons resultados levando em conta todos os aspectos acima abordados, é hora de delimitar um público-alvo, pois será de posse desse tipo de informação que será possível criar as primeiras estratégias visando conversão em vendas.

Definir um público-alvo é essencial para o sucesso de um negócio online

Para definir um público alvo, o primeiro passo é buscar informações sobre o perfil dos clientes em potencial, tais como, a média mensal de gastos na internet, a média de idade, a média de preço que ele está disposto a pagar, a que classe social esse consumidor pertence, quantas vezes por semana costuma acessar a internet, por quais tipos de conteúdos ele se interessa, qual a orientação sexual dele, por quais outros sites e redes sociais ele se interessa, e tudo o mais que diz respeito ao perfil.

Escolher o nome da loja virtual

Um nome para loja virtual precisa ser forte e impactante, além do que é importante que possua no nome ao menos uma palavra que dê a ideia do tipo de produto que será comercializado, por exemplo, para uma loja que irá comercializar suplementos é interessante que a palavra suplementos possa aparecer no nome, pois ao registrar o domínio isso poderá ser utilizado como estratégia para melhor posicionamento nas buscas orgânicas do Google.

Uma vez definidos o Público-alvo e o nome da loja, é hora de escolher quais estratégias serão utilizadas para alcançar o cliente em potencial quando a loja estiver pronta para ir ao ar.

Estratégias de publicidade e divulgação da loja virtual

Se os passos anteriores são fundamentais para a criação de um conceito de negócios que possa vir a ser um sucesso, esse que falaremos a partir de agora é o mais importante que esse sucesso no empreendimento de fato se concretize, pois, sabidamente nenhum negócio sobrevive sem uma boa estratégia de marketing.

As estratégias a ser adotadas na divulgação da nova loja virtual podem demandar grande, ou pequeno investimento podendo variar de acordo com o nicho que irá explorar avaliando a concorrência, o ROI (retorno sobre investimento) e o valor total do investimento no negócio. Especialistas geralmente recomendam que algo em torno de 10% do valor total do empreendimento, seja direcionado exclusivamente para as estratégias de publicidade.

Veja algumas dicas de estratégias com bom custo x benefício

Parcerias com sites e blogs do nicho

Aqui já será utilizada boa parte das informações levantadas acerca do público-alvo, uma boa estratégia é visitar grandes sites ou blogs os quais os potenciais clientes costumam visitar com frequência e negociar um padrão de parceria que possa beneficiar a ambas as partes.

Divulgação em redes sociais

As redes sociais vieram mesmo para ficar e muito provavelmente o cliente em potencial faz uso desse tipo de mídia, a dica aqui então é estreitar relacionamento com o público utilizando as informações coletadas anteriormente.

Investimento em serviços de publicidade online – Google Adwords

Existem hoje na internet inúmeros serviços que oferecem a possibilidade de divulgar um negócio pagando valores sobre os quais se tem controle diário, um bom exemplo desse tipo de serviço é o Google Adwords, que é uma ferramenta de uma das maiores empresas do ambiente virtual.

O Google Adwords permite que os empreendedores tenham controle sobre o orçamento desejado para a publicidade, cobrando apenas quando um usuário clica em um anúncio para visitar a loja ou site desejado pelo divulgador. Os valores cobrados pelo Google Adwords funcionam no sistema de leilão, de modo que é o próprio empreendedor quem define qual será o valor que deseja pagar por clique em seu anúncio, levando em consideração a quantidade de concorrentes que possui.

Facebook Ads

Outra ferramenta extremamente interessante e confiável na atualidade é o Facebook Ads, uma ferramenta desenvolvida pela maior rede social da atualidade para permitir aos empreendedores a divulgação dentro da própria rede levando em consideração os gostos e interesses de cada um dos usuários, uma ferramenta muito útil e que se bem trabalhada tende a gerar resultados incríveis.

Além das ferramentas citadas, existem inúmeras outras possibilidades para explorar no sentido de realizar uma boa estratégia de marketing para uma loja virtual. Uma vez definidas as estratégias é hora de escolher a melhor plataforma ou mesmo profissional qualificado para construção da loja virtual.

Como escolher a melhor ferramenta para criar a loja virtual

Ao contrário do que muitas pessoas pensam a plataforma a ser utilizada na criação do negócio é que deve atender a todas as necessidades pré-estabelecidas no planejamento, e não o contrário quando o empreendedor planeja seu negócio tendo como base as limitações da plataforma escolhida previamente.

Existem basicamente quatro opções de plataformas para criar uma loja virtual, sobre as quais falaremos de maneira mais abrangente abaixo.

Confira:

Plataforma única de loja virtual

A primeira delas é contratando um profissional que irá desenvolver um sistema único criado especificamente para atender todas as necessidades específicas do negócio, essa é geralmente a melhor opção para aquelas pessoas que irão contratar funcionários, dividindo a empresa em diversos setores e investindo pesado em um projeto de médio/longo prazo com possibilidades de altos rendimentos.

Plataforma Open Source de loja virtual

A segunda opção é priorizar a criação da loja por meio de uma plataforma de código livre que podem ser baixadas gratuitamente na internet e instaladas em um servidor web, podendo até mesmo ser customizadas pelo próprio empreendedor caso este possua um pequeno conhecimento na área web.

Essa é uma opção recomendada àqueles que estão apostando no negócio, mas, acreditam que uma plataforma Open Source pode atender todas as necessidades do negócio, sem que seja necessária a utilização de um sistema alugado ou de pagar um profissional para desenvolver uma plataforma específica. Atualmente duas das melhores plataformas Open Source do mercado para lojas virtuais são o OpenCart e o Magento.

Aluguel de loja virtual

A terceira opção é a contratação de um plano de aluguel de lojas virtuais, que é um sistema de loja completo que geralmente atende as necessidades iniciais de um negócio online além de contar com o suporte por parte da detentora da plataforma.

Essa é uma opção recomendada àquelas pessoas que possuem ainda pouco conhecimento na área de plataformas e desenvolvimento web, podendo facilmente customizar a aparência e funcionalidades da loja utilizando informações do suporte. Dentre as melhores opções para aluguel de lojas virtuais na atualidade, destacam-se a iShopping  e Universo E-commerce em plataformas mais completas e a Lojas Virtuais Br em plataformas mais acessíveis.

Lojas virtuais gratuitas

A quarta e última opção é a utilização de sistemas gratuitos para criação de lojas virtuais, esse tipo de sistema geralmente não é muito recomendado pela dificuldade de criação de um conceito de marca, entretanto, é um método bastante utilizado por aqueles que desejam testar o potencial de um negócio sem necessidade de fazer grandes investimentos.

O principal contra desse tipo de plataforma é a ausência de ferramentas importantes à administração do negócio, e em alguns casos a impossibilidade de utilizar um nome de domínio próprio que ajuda na definição do conceito do negócio, entretanto, existem algumas empresas que oferecem ferramentas que podem ser úteis, permitindo inclusive a aquisição de um domínio personalizado.

Apesar dos prós oferecidos por algumas empresas, o ideal mesmo é não optar por uma ferramenta de loja virtual grátis, para construção de um negócio pensando no sucesso a médio/longo prazo.


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