Topo

Fluxo de caixa: Veja o que fazer para conseguir o equilíbrio

... tarefa de equilibrar com precisão o fluxo de caixa, independente do âmbito em que se encontra, traremos na sequência algumas dicas que poderão fazer...
Publicidade
Comente

Um dos maiores desafios em relação às finanças é, de longa data, o equilíbrio do fluxo de caixa. Esse tipo de desafio recai não somente sobre micro e pequenas empresas, mas também a grandes empresas e até mesmo pessoas físicas em suas finanças pessoais.

A cada dia se desenha na vida das pessoas e das próprias organizações, uma série de “oportunidades” e “facilidades” para lidar com dinheiro, cheques especiais, cartões de créditos, empréstimos e financiamentos, são apenas alguns desses atrativos que na verdade podem acabar se tornando verdadeiras armadilhas a longo prazo, sendo portanto, necessário a cada indivíduo o perfeito discernimento e planejamento ideal para evitar problemas futuros.

Visando auxiliar aos nossos leitores na difícil tarefa de equilibrar, com precisão, o fluxo de caixa, independente do âmbito em que se encontra, traremos na sequência algumas dicas que poderão fazer toda a diferença.

Fluxo de caixa: Veja o que fazer para conseguir o equilíbrio

equilibrio-no-fluxo-de-caixa

Identificando as pendências

Publicidade

Nessa dica partimos do pressuposto de que o fluxo de caixa já está no vermelho. Nesse tipo de situação, o melhor a fazer é identificar de maneira abrangente quais são as dívidas em atraso, sejam elas de cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, ou seja lá o que for, é a partir dessa identificação que será possível fazer o planejamento para renegociação.

Controlando o consumismo

Algo bastante comum tanto nas finanças pessoais, quanto nas finanças organizacionais é o gasto deliberado, ou no mínimo irresponsável com determinados itens, para evitar esse tipo de situação o melhor que se tem a fazer é conter o consumismo, pensando duas vezes antes de optar pela compra de algo. Uma regra básica para resistir o ímpeto de compra, é perguntar-se se realmente é necessário ou se o objeto de desejo servirá unicamente para atender a um capricho, se a resposta for a segunda opção, então a compra deve ser imediatamente descartada.

Economia é vida, lute com o mesmo ímpeto pelas duas

Publicidade

Tá certo, talvez o título desse tópico seja exagerado, mas todas as pessoas que lutam impetuosamente por descontos na hora de uma aquisição, economizam quantias exorbitantes ao final de um período, então a dica aqui é não ter vergonha de pechinchar, jamais deixe que o vendedor dê a palavra final em relação a preço. Outra dica que se encaixa aqui é a de revisar todas as despesas recorrentes tais como tarifas de cartões, tarifas de telefones, tarifas de tv, etc, o objetivo é observar se não existem tarifas indevidas que porventura possam ser reclamadas, economia é a palavra de ordem.

Criando perspectiva e gerando renda extra

Quem trabalha sem um mínimo de perspectiva, tendencialmente trabalhará unicamente para pagar as despesas no final do mês e o pior, nem sempre conseguirá pagá-las, portanto, a dica aqui é parar tudo que estiver fazendo nesse instante e elaborar uma perspectiva para o final do mês. Uma perspectiva deve ser algo tangível e não necessariamente um bem, precisa ser algo capaz de motivar diariamente o indivíduo rumo à sua conquista.

Uma dica importante é jamais escolher uma perspectiva impossível, ou muito difícil de ser alcançada, pois isso tende a desmotivar. Além da perspectiva, não será nada mal construir uma renda extra a fim conquistar mais rapidamente os objetivos, então, uma outra dica é investir em aprendizado para conquistar esse tipo de recurso, a internet é hoje um bom meio tanto para conseguir material didático quanto para conquistar uma renda extra.

Dicas de livros que ensinam sobre finanças

Ao longo dos anos, muitos livros foram criados direcionados especificamente àqueles que desejam aprender um pouco mais sobre o universo financeiro, e dentre os livros mais recomendados, destacamos abaixo os que consideramos indispensáveis a quem pretende lidar melhor com o dinheiro.


Confira:


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: