Topo

Como saber se vou ser demitido? Veja sinais de que o emprego pode estar em xeque

Comente

Desempenhar um bom trabalho na atualidade já não é mais garantia de estabilidade em um emprego, a cada dia que passa as empresas se vêem forçadas a adotar medidas e estratégias distintas no intuito de otimizar seus resultados em um mercado cada vez mais concorrido, isso pode acabar resultando, invariavelmente na demissão de alguns exímios funcionários.

Diante desse cenário, é de suma importância que os profissionais estejam sempre atentos aos sinais deixados ‘no ar’ pelas empresas. Alguns desses sinais, ainda que não intencionais, podem ajudar a evitar a surpresa no momento de uma eventual demissão.

No intuito de ajudar os trabalhadores nesse processo de ‘identificação dos sinais’, listaremos a seguir alguns exemplos que podem indiciar a proximidade de uma demissão. Veja!

Como saber se vou ser demitido? Veja sinais de que o emprego pode estar em xeque

como-saber-se-vai-ser-demitido

Ordens para abandonar um projeto

Um indício muito comum de que o profissional poderá ser demitido em um futuro próximo, é quando ele está desempenhando um bom trabalho no desenvolvimento de um projeto e de repente esse projeto lhe é tirado sem nenhuma explicação aparente.

Se isso acontecer a você, desconfie, a menos que a empresa lhe direcione para outro projeto e lhe explique claramente os motivos pelos quais essa mudança se faz necessária.

Reconhecimento repentino

Embora o reconhecimento seja algo bom e saudável no ambiente profissional, é de se desconfiar se uma empresa de repente começa a elogiar o funcionário em excesso, principalmente se junto com os elogios vem o pedido para que este ensine uma outra pessoa a desempenhar papel similar.

Se você passar por uma situação similar, saiba que é possível que essa que vem sendo treinada seja sua possível substituta em uma eventual e não tão distante demissão.

Leia também:

Mudanças no clima do ambiente corporativo

Quando o clima no ambiente corporativo começa a ficar pesado, é sinal que algumas alterações estão prestes a acontecer. Diante disso, cabe ao profissional ficar atento aos detalhes para buscar entender quais são as mudanças previstas pela empresa.

Dentre as situações que podem mudar o clima interno na empresa destacam-se as demissões, mudanças de gerência, ou mesmo alterações nas estratégias da empresa.

Fim dos conflitos internos

A existência de conflitos internos no ambiente de trabalho é algo consideravelmente comum, no entanto, se os problemas do nada começarem a desaparecer ou uma discussão pendente acabar caindo no esquecimento, desconfie. O mais provável é que a empresa esteja estudando uma maneira de fazer a demissão para ‘cortar o mal pela raiz’.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: