Topo

Como fazer uma boa iluminação para fotos caseiras?

Confira algumas dicas para ajudar a iluminar bem objetos, cenários e pessoas.
Publicidade
Comente

Fazer fotos e vídeos em casa se transformou não apenas em um passatempo como também a forma que muitas pessoas acabaram encontrando de ganhar a vida. Afinal de contas, as redes socais se tornaram um terreno fértil para quem gosta de produzir os mais variados tipos de conteúdos, e muitas pessoas acabaram ficando famosas em virtude da produção deste tipo de material.

Como fazer uma boa iluminação para fotos caseiras?

Os smartphones acabaram se tornando a principal forma de captura de fotos e vídeos, com os equipamentos cada vez mais potentes na captura de imagens. Mas, mesmo com toda tecnologia que está presente nos telefones, o bom resultado dos vídeos ou das imagens paradas ainda dependem de um elemento básico para qualquer registro de imagem: a luz.

O que muitos smartphones conseguem fazer nos dias de hoje é, através de algoritmos, melhorar a qualidade da imagem mesmo com ambientes com pouca luz. De uma forma geral, os resultados até podem ser interessantes, mas acabam perdendo qualidade técnica. Por isso, é muito importante que o ambiente seja bem iluminado para que as fotos e os vídeos consigam ter uma cara um pouco mais profissional.

Publicidade

Confira algumas dicas e truques para conseguir uma iluminação próxima daquela utilizada pelos profissionais para obtenção de boas fotos e vídeos caseiros:

Utilize uma sacola

Alguns truques de iluminação profissional podem ser feitos em casa com itens que a maioria das pessoas possuem. É o caso da sacola branca, aquela que normalmente as pessoas acabam obtendo no momento que elas fazem compras em mercados. Ela pode acabar se tornando uma importante difusora de luz. Dessa forma, as pessoas conseguem ter um ambiente mais iluminado e, ao mesmo tempo, evita que exista um foco específico de luz em um ponto, o que pode estragar as fotos. Basta utilizar as fontes de luz, de preferência brancas, dentro das sacolas, de preferência completamente brancas.

Aproveite os painéis de LED da casa

Uma boa forma de criar uma foto ou um vídeo com efeitos diferenciados é utilizar um painel de LED, já que essa tecnologia acaba contando com algumas características interessantes que fazem com que os efeitos de luz acabem aparecendo de uma forma muito interessante nas fotos, sem que as fontes de luz acabem “estourando”. Mas estes painéis, quando adquiridos apenas para estes fins, são caros. Então, a dica é aproveitar os painéis de LED que podem ser encontrados pela casa, como as TVs que contam com essa tecnologia.

Papel alumínio

Publicidade

Outro material que costuma estar bastante presente nos estúdios profissionais, mas de uma forma mais disfarçada, é o alumínio. E esse acaba sendo um item muito barato e que normalmente as pessoas acabam tendo nas suas casas. Portanto, uma boa dica que também pode ser interessante é o papel alumínio, que pode ser aplicado em determinadas situações para ajudar a criar fundos diferentes, especialmente para fotos e vídeos de objetos menores. Eles também conseguem dispersar focos de luz, criando efeitos muito interessantes.

Ring Light caseiro

Um dos itens que também se tornou muito presente no dia a dia de quem faz vídeos para a internet é a Ring Light, que basicamente é uma estrutura com uma fonte de iluminação atrás de um acrílico que dispersa os raios, fazendo com que a iluminação chegue a pessoa ou ao objeto mais uniformemente, sem vazar para o fundo. Estes itens se tornaram bastante baratos, mas também é possível fazer eles em casa, com uma fonte de luz LED e alguma estrutura que promova essa dispersão sendo colocada na frente, podendo ser um plástico ou acrílico.

Entenda o conceito dos três pontos

Entender um conceito importante de iluminação para fotos e vídeos é um dos primeiros pontos para criar um ambiente interessante dentro de casa, e eles não necessitam de itens caros. Basicamente o que as pessoas precisam é três pontos de iluminação:

  • Principal: A fonte que vai dar destaque a pessoa ou ao objeto principal, que deve ser sempre suave e difusa, posicionada na lateral da câmera;
  • Preenchimento: Colocada ao lado da principal, menos intensa do que a primeira, que deve ser posicionada para eliminar as sombras;
  • Fundo: Utilizada para destacar a pessoa ou o objeto do fundo, permitindo a sensação de tridimensionalidade. Na maioria dos casos, fica na lateral atrás da pessoa ou do objeto, podendo ficar tanto no chão, virada para cima, quanto acima do objeto de cena. O truque é deixar ela sempre oposta às outras luzes.

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: