Topo

Como fazer papel machê em casa de uma forma rápida e simples

Como fazer papel machê em casa de uma forma rápida e simples
Publicidade
Comente

O papel machê é um item que pode ser considerado como a base para o desenvolvimento de uma série de objetos e também é considerado como um importante elemento dentro do universo do artesanato de uma forma geral. De fato, é possível fazer uma série de coisas diferentes com este tipo de papel, que pode ser feito em casa de uma forma simples e fácil.

Como fazer papel machê em casa de uma forma rápida e simples

Basicamente ele pode ser definido como um material rígido que pode ser utilizado para cobrir uma série de superfícies diferentes. Mas, ao mesmo tempo, ele é bastante maleável e pode ser facilmente formato para as mais variadas situações e para criar diferentes formas, tais como frutas, tigelas, bonecos, marionetes e muitos outros.

Além disso, a partir do momento que as pessoas finalizam o papel machê e começam a aplicar ele nos mais variados objetos, ele se cria uma superfície que acaba fazendo com que ele se torne muito fácil de ser pintado, aceitando diferentes tipos de cores.

Itens necessários para fazer papel machê

Publicidade

Para fazer papel machê a grande maioria dos itens podem ser encontrado nas casas de pessoas de uma forma bem corriqueira. E mesmo os itens que podem acabar não estando diretamente disponíveis podem acabar sendo facilmente encontrados.

Para fazer você precisa de:

  •     Uma tigela ou bacia grande.
  •     Farinha ou cola branca.[1]
  •     Água.
  •     Uma superfície que sirva de base para a criação de papel-machê (um balão, um CD, porta-retrato, etc.).
  •     Pincel.
  •     Jornal (ele será usado como matéria-prima, fora o jornal usado para forrar o local de trabalho) .

Passos para fazer o papel machê

Antes de mais nada, comece rasgando as folhas de jornal em tiras, sendo que a largura pode ficar, em média, entre 2 e 3 centímetros, mas não precisam ser todas do mesmo tamanho e da largura exata. O mais recomendado também, é rasgar do que cortar com a tesoura.

Publicidade

Depois disso, existem dois caminhos que podem ser seguidos para a criação do papel machê de uma forma geral:

Mistura com cola: ponha duas medidas de cola branca e uma de água em uma tigela. A medida deve ser de acordo com a quantidade de papel desejada. Ou, se tiver uma cola bastante resistente, uma medida de cola branca para uma medida de água é o suficiente.

Mistura com farinha: combine uma medida de farinha e uma medida de água.

Nos dois casos o resultado é praticamente idêntico, mas caso a pessoa vá fazer um determinado objeto que precise ser mais resistente, o ideal é acabar utilizando a cola, que vai acabar concedendo um pouco mais de resistência.

A mistura, com qualquer dos ingredientes escolhidos, deve ser sempre feita com a ajuda de um objeto, como um pincel. Ela deve ser feita até criar uma substância homogênea. Se a mistura ficar grossa ou rala demais, acerte o ponto. Acrescente mais cola se estiver rala demais ou mais água se estiver grossa demais.

Após este momento, encontra uma superfície na qual será aplicado o papel machê, podendo ser qualquer coisa, como um balão, ou algum molde de papelão ou o que a criatividade permitir.

Para começar a fazer o papel machê, mergulhe cada tira de papel na mistura. Lembrando que isso deve ser feito em um espaço no qual as pessoas podem fazer grandes sujeiras sem se preocupar muito. Depois, remova o excesso de mistura passando dois dedos de uma ponta à a outra do papel, mas com cuidado para não rasgar.

Vá aplicando o papel na superfície do objeto, utilizando seus dedos ou um pincel. Durante o processo, tente se livrar do máximo de dobras e amassados possível. Cubra tudo até que cada parte do papel esteja com, pelo menos, três camadas. Uma dica para ir garantindo que tudo será coberto é ir intercalando as camadas, colocando uma na horizontal, uma na vertical, e assim por diante.

Depois que todo o objeto estiver com o papel, será importante deixar em um espaço para que ele seque por completo. Com ele totalmente seco, o que pode demorar um dia, é possível começar a pintar e aplicar outros elementos de decoração.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: