Topo

Como fazer Mapa Mental: aprenda como utilizar essa ferramenta de estudos

Entenda para que serve este tipo de organização para aprender melhor.
Publicidade
Comente

Existem diversas ferramentas que podem ajudar muito os estudantes que estão enfrentando uma maratona de preparo para provas como o Vestibular ou o Enem. Muitas delas acabam sendo aplicadas pelas escolas sem que os alunos de fato tenham real noção de como elas são importantes, e por isso acabam sendo deixadas de lado quando as pessoas estudam sozinhas.

Como fazer Mapa Mental: aprenda como utilizar essa ferramenta de estudos

Uma delas é o Mapa Mental, um recurso que pode ajudar e ser utilizado para as mais variadas finalidades, e que também pode acabar se tornando muito interessante para os estudantes. Ele foi criado no final da década de 1960 por Tony Buzan, um consultor inglês.

A ferramenta consiste basicamente em criar resumos que tenham muitos elementos gráficos que consigam ser identificados mais facilmente pelo cérebro, como símbolos, cores, setas e frases de efeito. Estes elementos fazem com que o cérebro tenha maior facilidade em fixar não apenas o conteúdo dos símbolos em sí como também dos conteúdos que estão relacionados.

Publicidade

Portanto, acaba sendo uma ferramenta muito interessante especialmente para as pessoas que possuem mais facilidade em aprender utilizando métodos e elementos visuais.

Como fazer um Mapa Mental?

Não existe uma fórmula única e rígida para criar um Mapa Mental, apenas alguns modelos e elementos que ajudam a construir essa ferramenta de uma forma mais prática, fazendo com que ela se torne também mais eficiente na sua tarefa que é ajudar os estudantes a memorizar determinados tipos de conteúdos.

Existem diversas ferramentas digitais que podem ser utilizadas na construção de um Mapa Mental, mas o mais recomendado é que realmente as pessoas utilizem as ferramentas manuais disponíveis e que estejam mais acessíveis, como papel e caneta. Desta forma, as pessoas acabam tendo mais liberdade para construir os símbolos e as relações. Além disso, elas também conseguem ir assimilando o conteúdo conforme elas vão escrevendo.

Publicidade

O ideal é que seja uma superfície branca e grande na horizontal. O centro desta folha deve ser reservado para o conteúdo principal, ou seja, para aquele conteúdo será o mais marcante A partir deste conteúdo, os estudantes poderão ir fazendo desenhos, inserindo gráficos e incluindo símbolos que ajudem a fazer as ligações com outros temas ou que ajudam a entender aquela matéria.

Também é importante pensar em uma legenda que faça sentido para o estudante. Neste caso, não é necessário seguir nenhum padrão, mas é importante que a pessoa que esteja criando o seu Mapa Mental consiga identificar, por exemplo, que uma determinada cor possui um determinado significado e um símbolo ajuda a fazer uma relação específica.

Neste caso, alguns elementos que podem ser utilizados como forma de expressar alguma coisa são os seguintes:

Cores – Elas são elementos que acabam sendo registrados muito facilmente pelo cérebro, e portanto devem sempre comunicar alguma coisa. Elas podem indicar o nível de atenção que o estudante deve ter para um determinado assunto, por exemplo.

Formatos – Já os formatos acabam sendo muito interessantes dentro de um Mapa Mental com o objetivo de manter as informações e os conteúdos organizados, criando uma certa limitação entre os dados que vão sendo colocados ali. A forma também pode indicar algumas informações e até mesmo a categoria do assunto.

Setas - Já as setas devem ser utilizadas com o objetivo de criar um fluxo lógico de informações dentro do mapa, guiando os olhos e a mente para que ela vá consumindo o conteúdo de uma determinada forma que ajude na sua compreensão.

Como fazer Mapa Mental online?

Já para quem realmente prefere estudar utilizando as ferramentas digitais disponíveis, existem algumas alternativas interessantes para cria mapas mentais:

Coggle – Um site que permite a criação de um mapa com os mais variados tipos de itens e elementos. Ele pode ser acessado a partir da web, sem que a pessoa tenha que ter nada instalado no seu computador. Além disso, ele ainda permite que as pessoas compartilhem e colaborem com outros usuários;

Mindmeister – Essa é uma ferramenta mais profissional, criada para criar fluxos de trabalho, mas que também pode ser utilizada para mapas mentais;

Canva – Uma ferramenta de design online que permite criar praticamente de tudo


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: