Topo

Como fazer a manutenção da piscina corretamente

Saiba como manter uma piscina sempre limpa e pronta para utilização.
Publicidade
Comente

Ter uma piscina em casa é o sonho de muitos brasileiros, especialmente diante de todo o nosso clima quente em boa parte do ano na grande maioria do território. Hoje em dia existem diversas opções de estruturas que podem ser escolhidas para compor uma piscina, desde que exista espaço no pátio. Mas existem até mesmo algumas opções menores que acabam se encaixando nos mais variados locais.

Como fazer a manutenção da piscina corretamente

Mas se engana que ter uma piscina em casa é algo simples, que vai dar trabalho apenas no momento em que ela for construída. Existe todo um trabalho e uma preocupação com a manutenção da mesma que acaba sendo muito importante o ano inteiro. E não estamos falando apenas da limpeza dos itens que podem ser vistos. Existem também questões químicas que precisam despertar a atenção dos donos de piscinas.

Caso a água não esteja devidamente balanceada com elementos químicos, as pessoas que vão tomar banho podem acabar tendo alguns problemas, como determinadas doenças ou irritações na pele.

Publicidade

Confira os principais passos para uma boa manutenção de piscina.

Quantidades de produtos

Antes de mais nada, é muito importante ter um conhecimento real dos produtos químicos que precisam ser colocados na piscina manter a água saudável para os banhistas. O cálculo das quantidades sempre vai depender do volume total de água disponível na mesma.

Para saber o volume, basta multiplicar o comprimento, a largura e a profundidade média do espaço. Contudo, caso a sua piscina tenha uma área mais funda e outra mais rasa, é preciso dividir o valor obtido na multiplicação por dois.

Limpe ao redor da piscina

Publicidade

Um passo muito importante que deve ser seguido pelas pessoas que estão cuidando das suas piscinas é fazer uma boa limpeza ao seu redor. Caso contrário, todo o trabalho de retirar aqueles elementos de sujeiras maiores encontrados na piscina pode ser inútil. Qualquer vento acaba espalhando toda a sujeira que está nas bordas para dentro da piscina novamente.

Por isso, antes de começar qualquer trabalho no interior da piscina, é muito importante remover folhas, areia e outros elementos de sujeira que possam estar nas bordas.

Passe a peneira na água

Depois disso, quando o ambiente ao redor estiver bem limpo, será preciso remover os itens de sujeira que são os maiores e que geralmente acabam boiando nas águas. E isso costuma ser feito de uma forma mais eficiente utilizando ferramentas como peneiras e semelhantes. Estas ferramentas permitem com que a pessoa vá capturando a sujeira e deixa a água passar.

Nesta etapa, acabam sendo removidos itens como galhos, folhas, e outros itens de sujeira mais leves.

Escove o tanque

De tempos em tempos será preciso também fazer uma limpeza um pouco mais profunda, com uma escovação do tanque. Para fazer isso e uma forma mais eficiente, é interessante utilizar uma escova encaixada em um cabo telescópico. Para conseguir remover bem toda a sujeira que vai se acumulando, especialmente o limpo, é preciso dar uma boa esfregada.

Realize a decantação

A decantação da água é muito importante para manter uma piscina em plenas condições de uso. Para isso, será preciso utilizar um decantador, um determinado tipo de produto encontrado nas lojas do gênero. É preciso sempre lembrar de desligar a bomba da piscina antes de utilizar o decantador.
Também é preciso sempre utilizar a quantidade indicada no rótulo do produto, que depende sempre do volume da água na piscina.

Passe o aspirador no fundo

As partículas que ficam mais no fundo da piscina precisam se removidas com um aspirador específico. Existem diversos modelos disponíveis no mercado. Mas existem piscinas que já oferecem um mecanismo automático específico para remover essas sujeiras.

Meça cloro e pH

Estes dois itens são muito importantes para manter a piscina como um ambiente saudável. O nível de cloro é entre 1 e 3 ppm, sendo que existem kits de testes que para medir o cloro. Caso tenha muito cloro na piscina, será preciso utilizar alguns outros produtos, como neutralizador ou diminuidor de cloro, para equilibrar o nível do composto.

Já o pH da água deve ficar entre 7 e 7,4. Manter um pH adequado é fundamental para evitar irritações na pele e nos olhos. Caso esteja muito elevado, será preciso utilizar um ácido para reduzi-lo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: