Topo

Oscar: relembre algumas vezes que a premiação foi polêmica

Confira algumas situações que aconteceram na entrega do prêmio que causaram diversas discussões.
Publicidade
Comente

Todos os anos existe a mesma discussão dentro da comunidade que acompanha mais de perto os lançamentos do mundo do cinema: O Oscar ainda têm alguma relevância? Ou a premiação e está morta? Mas a cerimônia ainda causa um grande impacto na indústria do entretenimento de uma forma geral. E sempre que alguma coisa fora do “script” acontece vira assunto por algunas dias. 

Oscar: relembre algumas vezes que a premiação foi polêmica

Afinal de contas, quem não lembra, citando apenas dois casos que aconteceram nos últimos anos, do tapa na cara que Will Smith desferiu contra Chris Rock em função de uma piada feita tendo como alvo a atriz e esposa de Will, Jada Pinkett Smith. Ou ainda do momento vergonhoso quando a leitura do envelope errado deu o prêmio de Melhor filme para La La Land, quando na verdade o vencedor era Moonlight. 

Por isso que o Oscar ainda é considerado como a maior premiação não apenas do cinema como também de toda a indústria do entretenimento. Relembre alguns dos casos mais polêmicos que foram observados na cerimonia do Oscar. 

O Segredo de Brokeback Mountain esnobado

Publicidade

Existem diversos casos de filmes que acabaram se tornando grandes clássicos do cinema, mas que foram esnobados na sua cerimônia do Oscar. Mas um dos casos mais recentes e que ainda rende muita polêmica aconteceu no ano de 2006, quando O Segredo de Brokeback Mountain acabou perdendo na categoria de melhor filme para Crash, um longa que, nos dias de hoje, poucas pessoas lembram. Na época e nos anos seguintes muito se discutiu sobre uma possível homofobia ainda presente nos votantes da academia. 

Hattie McDaniel quase impedida de rececer o Oscar

A atriz Hattie McDaniel acabou sendo considerada como a primeira mulher negra levar uma estatueta do Oscar, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante pelo seu papel no filme ...E O Vento Levou. Mas na época ela quase foi impedida de receber a sua premiação, com os Estados Unidos vivendo o auge da segregação racial. Ela teve que obter uma permissão especial para conseguir comparecer na cerimônia e subir ao palco. Ela teve ainda que se sentar em uma mesa isolada ao fundo. 

Marlon Brando manda ativista indígena no seu lugar

Na 45ª edição do Oscar, Marlon Brando praticamente tinha certeza que seria o escolhido na categoria de Melhor Ator para receber o prêmio pela sua atuação, lembrada até os dias de hoje, no filme O Poderoso Chefão. Mas ele acabou surpreendendo a todos não apenas por não ir na cerimônia como por mandar, em seu lugar, a ativista indígena Sacheen Littlefeather. Ela subiu ao palco para receber o prêmio em nome de Brando e ainda fez um discurso protestando contra a forma como os povos nativos-americanos eram explorados e maltratados pela cultura cinematográfica.

Elia Kazan vaiado 

Publicidade

No ano de 1999, o diretor de cinema Elia Kazan, conhecido por obras como “Mar Verde” e “Viva Zapata!”  foi agraciado por um prêmio pelo conjunto da sua obra. Mas ele acabou recebendo muitas vaias quando subiu ao palco. O motivo: durante a década da 50, quando os Estados Unidos estavam no auge da Guerra Fria, ele acabou entregando diversos artistas que podiam ter relação com o comunismo. 

Michael Moore vaiado

Outra pessoa que também acabou sendo vaiada ao receber o prêmio foi o documentarista Michael Moore, pelo seu trabalho emblemático em “Fahrenheit 9/11”, que fazia uma ligação direta entre o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e os acontecimentos do dia 11 de setembro. Ao discursar, Moore disse “Nós vivemos em um tempo onde há um homem nos enviando para a guerra por motivos fictícios”, e isso fez com que ele fosse vaiado por um tempo, mas diversos artistas também aplaudiram, provocando uma divisão na plateia. A direção da cerimonia apressou em subir a música e apagou as luzes para encerrar o momento constrangedor. 

#OscarSoWhite

Durante toda sua história o domínio de pessoas brancas nas indicações e entre os premiados do Oscar foi indiscutível. Mas isso acabou atingindo o ápice no ano de 2015, qundo simplesmente não havia uma pessoa negra indicada nas categorias principais. E isso acabou fazendo surgir um grande movimento de protesto, começando na internet e indo parar no tapete vermelho. A hastag #OscarSoWhite foi uma das mais utilizadas antes e durante a premiação, não apenas nas redes sociais como pelos próprios atores, em broches e adesivos. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: