Topo

Os melhores filmes de ficção dos anos 50 e 60

Publicidade
Comente

Algo que certamente é unanimidade entre os fãs do cinema em todo mundo é a ideia de que um bom filme é eterno, e partindo desse princípio, o ato de recordar e debater a respeito de bons títulos se torna mera diversão.

O fato é que o universo cinematográfico, não cansa de surpreender seus espectadores, que constantemente são bombardeados por filmes de excelente qualidade, sendo responsável naturalmente pelo sucesso absoluto da indústria do entretenimento.

Visando informar nossos leitores acerca do universo dos filmes, trazemos periodicamente avaliações em relação aos melhores filmes já lançados nas últimas décadas, levando em consideração a opinião de cinéfilos e da imprensa. Nesse artigo traremos alguns dos longas que mais se destacaram no decorrer do tempo, entretanto, em se tratando de seleção de filmes, é comum que nem todos concordem com a disposição e aparição de determinados nomes, assim como também há muitos que questionam a ausência de outros, e é essa variação de gostos e estilos que torna especial esse fantástico mundo do entretenimento.

Veja os melhores filmes de ficção científica dos anos 50 e 60

O dia em que a terra parou

O-Dia-em-que-a-Terra-Parou-1951

No ano de 1951 a exemplo do título do filme, o mundo dos cinéfilos parou para acompanhar aquele que prometia ser uma das maiores revoluções do cinema, com um enigma de deixar qualquer um de cabelo em pé, e efeitos até então inéditos acompanhado de uma história intrigante “O dia em que a terra parou” estreava trazendo à tona a história de um personagem que mais parecia uma espécie de extraterrestre conhecido como “Klaatu” que buscava pela paz na terra, seguido de seu companheiro robô que tinha por missão protegê-lo. Embora Klaatu se denomine criatura da paz, as autoridades do mundo não acreditam e então decidem atacar o intruso, e seu robô cumpre o papel de revidar os ataques. O filme fez tanto sucesso que em 2009 ganhou uma nova versão nos cinemas com o mesmo título e novamente foi grande sucesso.

Guerra dos mundos

Esse é mais um filme que surgiu em meio á revolução cinematográfica no gênero de ficção científica, mais especificamente dois anos após o lançamento de “O dia em que a terra parou” e da mesma forma fez tanto sucesso que ganhou nova versão em 2005  protagonizada por Tom Cruise e com direção de Steven Spielberg. O filme retrata como o próprio nome sugere a história de uma guerra intergaláctica em que a terra precisa se defender dos ataques de alienígenas, iniciando assim um intrigante enredo em um filme de tirar o fôlego.

Viagem ao centro da terra

Como o nome deixa claro, a história do filme traz uma aventura ao centro da terra na busca por conhecer os mistérios do universo, entretanto, durante o trajeto além dos inúmeros desafios que precisarão ser enfrentados pelos exploradores, como por exemplo, encontros com animais da pré-história, ainda precisarão despistar as forças malignas que buscam se aproveitar das descobertas alheias para fins políticos e benefícios próprios. O filme original foi criado no ano de 1959, e no ano de 2008 ganhou uma nova versão sendo também um dos sucessos das últimas décadas no cinema.

2001 Uma odisseia no espaço

Para os cinéfilos de plantão esse é um título indispensável, sobretudo, àqueles que são adeptos de uma boa ficção, a história desse filme lançado no ano de 1968 retrata a viagem de uma tripulação de astronautas a Júpiter no ano de 2001 para poder esclarecer alguns mistérios relacionados a uma espécie de Monolito que parece transmitir sinais de uma civilização distinta, a base espacial na qual viaja a tripulação é conduzida por um computador chamado de HAL 9000, porém durante o trajeto a tripulação passa a padecer ataques e um a um dos membros consequentemente vai sendo morto em decorrência de uma pane no sistema do HAL 9000. O filme distribuído pela Warner Bros foi sucesso em todo o mundo por longo período e ainda nos dias de hoje consegue cativar adeptos.

O Planeta dos macacos

Certamente esse é o filme que não poderia ficar de fora de nossa lista, filme protagonizado pelo famoso ator Norte-americano Charlton Heston que foi cirúrgico em sua atuação coroando com êxito o maravilhoso roteiro e show de impacto visual apresentado no longa-metragem. A envolvente história conta a história de um astronauta gringo que em companhia de seus parceiros viajam através dos séculos, indo parar em uma terra predominantemente dos macacos no qual nem o astronauta nem seus parceiros terão sequer o poder da fala, sendo assim inteiramente dominados pelos donos do inusitado planeta.

O filme fez tanto sucesso em sua época que ganhou ao longo do tempo excelente sequência em novos títulos, sendo eles:

De volta ao planeta dos macacos

A história inicia como de fato continuação do primeiro filme, quando um novo astronauta embarca em uma viagem pelos séculos a fim de conseguir informações a respeito da primeira equipe de astronautas que não retornou, embora o filme tenha continuado bastante envolvente, fugiu um pouco ao tema planeta dos macacos, o que não comprometeu o sucesso do título.

Fuga do planeta dos macacos

Segue a mesma linha de raciocínio incluindo viagem no tempo por grupo de astronautas e paragem em tempo e lugar desconhecido seguido de aventuras para conseguir sobressair a fim de voltar para o tempo real, bom filme, porém sem muitas surpresas.

Além desses dois, houve já nos anos 70 a estreia de dois outros títulos, sendo eles, “A conquista do planeta dos macacos” e “A batalha do planeta dos macacos” ambos sendo também sucesso Internacional.

A prova maior do sucesso da série Planeta dos macacos ao longo do tempo é o mais recente sucesso dirigido por Ruppert Wyatt com o título de “Planeta dos macacos – A origem” que estreou em 2011 e devido a seu grande sucesso tem já sua sequência sendo pré-produzida e já tem previsão de estreia para 23 de maio de 2014 com um título que traduzido significa algo como “Planeta dos macacos – O amanhecer” ou “Amanhecer no planeta dos macacacos”. 

Leia também: Filmes de ficção científica 2013


Comentários (1) Postar um Comentário

Joselito comentou:

Esqueceram do clássico "A máquina do tempo" (1960). E as continuações de "Planeta dos macacos" foram lançadas na década de 70, portanto não entrariam nesta lista.


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: