Topo

Novo filme de diretor de “Preciosa” conta história de mordomo que serviu aos presidentes dos Estados Unidos

Publicidade
Comente

O novo filme do diretor do impressionante “Preciosa” está prestes a estrear aqui no Brasil. Desta vez, a história continua centrada em um personagem negro, mas dos guetos. O diretor foi parar no centro do poder norte-americano e mundial: A Casa Branca. A história do filme “O Mordomo da Casa Branca” conta a história de um profissional que serviu durante sete mandatos, em momentos cruciais da história dos direitos civis dos Estados Unidos.

Personagem real

o-mordomo-da-casa-branca

A história é baseada na vida de um personagem real. Eugene Allen serviu como mordomo na Casa Branca entre 1952 e 1986, durante os mandatos de oito presidentes: de Harry Truman a Ronald Reagan. Em 2009, Allen foi convidado por Barack Obama para sua posse. No ano anterior, a história do mordomo fora contada pelo jornalista americano Wil Haygood em um artigo no Washington Post. E é justamente baseado nesta reportagem é que o roteiro do filme foi construído.

Publicidade

Mas apesar de ter uma história poderosa nas mãos, o diretor optou por não citar Allen diretamente no seu filme, mudando o nome do personagem e inventando alguns fatos sobre a história, mas também mantendo alguns fatos que realmente aconteceram. Esta mistura de elementos acabou gerando uma série de críticas ao filme. Mas ao contrário do que muitas pessoas pensavam, o filme conseguiu se sair bem nos cinemas, arrecadando 25 milhões de dólares na sua estreia.

O diretor Lee Daniels disse que enfrentou uma série de dificuldades para conseguir rodar o filme, sendo que muitas delas estavam sendo impostas pelos diretores dos próprios estúdios de cinema. Diversas vezes o diretor chegou a dizer que muitos falaram que ninguém iria ver o filme, ou que ninguém estaria interessado em conhecer esta história, ou que a bilheteria de estreia mostrou que não era verdade. Mas o diretor seguiu fiel a sua história e declarou que tinha ouvido as mesmas coisas sobre outro filme seu, Preciosa, que levou o Oscar de melhor roteiro adaptado e ainda deu o Oscar de melhor atriz coadjuvante para Mo’Nique.

“Os estúdios diziam que ‘você não vai fazer nada’, e quando todos os estúdios dizem que ninguém vai ver esse filme, você meio que acredita, mas eu deveria saber, por que eles disseram a mesma coisa sobre ‘Preciosa’, sabe? Mas eu estava pensando, algumas vezes os estúdios subestimam a inteligência do público, o que o público quer ver e eu acho que isso é um exemplo disso”, opina. Ele conta ainda que não pensa sobre o Oscar, que procura sempre focar no seu próximo filme para não correr o risco de ter os seus sentimentos feridos caso os resultados não sejam o que se especula na mídia.

Elenco

Publicidade

Outra dificuldade que o diretor acabou encontrando foi na hora da escalação do elenco. Não por parte dos astros que toparam participar do filme, mas principalmente por causa da escolha eclética de nomes. Muitos críticos afirmavam, antes mesmo de ver o filme, que o elenco simplesmente não combinava, mas parece que na tela o resultado também acabou ficando bastante satisfatório.

Alguns dos principais destaques são os atores que interpretam figuras históricas, como os presidentes Dwight Eisenhower (Robin Williams), John Kennedy (James Marsden), Lyndon Johnson (Liev Schreiber), Richard Nixon (John Cusack) e Ronald Reagan (Alan Rickman). O filme ainda conta com a presença de Vanessa Redgrave, Melissa Leo, Jane Fonda e a cantora Mariah Carey, que já havia trabalho com o diretor em Preciosa.

Crítica

O filme ainda continua dividindo opiniões nos Estados Unidos e em outros países onde ele já foi exibido. Por um lado as críticas sobre o fato do diretor tornar o personagem real tão ficcional e por parecer uma paródia de um filme de biografia, por outro lado aqueles que defendem a importância e a força da história. Será que o diretor vai conseguir surpreender a todos novamente e levar mais uma das suas produções para a festa do Oscar no próximo ano?


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: