Topo

Disney e Fox firmam um acordo de fusão

Comente

A Disney acabou de aumentar as apostas na luta pela 21st Century Fox. A empresa adoçou sua oferta na quarta-feira - US $ 71,3 bilhões para o estúdio de cinema da Fox, junto com as redes de esportes regionais da Fox e canais a cabo como FX e National Geographic.

Isso é mais do que a Comcast de US $ 65 bilhões (CMCSA) oferecida há uma semana. A Disney inicialmente havia oferecido US $ 52,4 bilhões pela Fox em dezembro.

As duas empresas firmaram acordo

Disney e Fox  firmam um acordo de fusão

A Fox descreveu a oferta da Disney como superior e as duas empresas firmaram um acordo de fusão. Mas isso não significa que é um negócio feito. Rupert Murdoch, presidente executivo da Fox, disse que a Fox está aberta a melhores ofertas. A 21st Century Fox é o próximo grande prêmio que a indústria de mídia consolida para sobreviver contra concorrentes como a Netflix e o Facebook. Na semana passada, um juiz assinou a compra da Time Warner, controladora da CNN, pela AT & T.

Veja também:

Essa decisão do tribunal abriu o caminho para a tentativa da Comcast de roubar a Fox da Disney. Como a AT & T, a Comcast é uma distribuidora de conteúdo que quer comprar um criador de conteúdo. A vitória da AT & T foi vista por alguns como uma luz verde para uma parceria da Comcast-Fox.

O CEO da Disney, Bob Iger, pensa o contrário. Durante uma ligação com investidores na quarta-feira, ele apontou que a Disney já trabalha com reguladores há meses. "Acreditamos que temos uma oportunidade muito melhor - tanto em termos de aprovação quanto de aprovação - do que a Comcast neste caso", disse ele. Iger acrescentou que a Comcast ainda pode ter obstáculos regulatórios significativos. A empresa não é apenas um provedor de TV a cabo, ele disse, mas também um provedor de banda larga. Esse tipo de propriedade não foi abordado no caso da AT & T. "É simplesmente uma comparação entre maçãs e laranjas", disse Iger.

A nova oferta da Disney é essencialmente a mesma que a primeira - apenas com uma avaliação mais alta para os ativos da Fox. Mas ela vem com uma mudança importante para evitar a oferta em dinheiro da Comcast: uma cláusula que permite aos acionistas da Fox decidir se aceita o pagamento em dinheiro ou ações. A opção de dinheiro mostra que a Disney, como a Comcast, está disposta a assumir dívidas para a Fox, um sinal do quanto a empresa quer vencer. "Sempre indicamos que nosso balanço patrimonial não era apenas um ativo financeiro, mas o considerávamos como um ativo estratégico", disse Christine McCarthy, diretora financeira da Disney, a investidores na manhã de quarta-feira. "Se houvesse uma aquisição convincente que determinássemos que valêssemos nossa alavancagem, certamente consideraríamos isso." Comprar Fox, ela acrescentou, "é uma dessas oportunidades".

Diney ou Comcast?

Analistas de Wall Street dizem que o mix de dinheiro e ações coloca a Disney em uma posição melhor do que a Comcast. McCarthy disse que a Disney espera que o pagamento entre ações e dinheiro se iguale, o que significa que a companhia precisaria levantar cerca de US $ 36 bilhões em dívidas para financiar o negócio.

A Comcast precisaria de muito mais dívida - até US $ 65 bilhões - para pagar sua oferta em dinheiro. E poderia ter que pegar mais emprestado se fizer uma contraproposta mais alta. A oferta inicial da Comcast, se aceita, a tornaria uma das empresas mais endividadas do mundo em termos de dólares, excluindo os bancos, de acordo com a empresa de classificação da Moody's. Tanto a Disney quanto a Comcast também assumiriam a dívida da Fox.

"Antes, a única questão pendente era se o conselho e a diretoria da Disney iriam para o tatame nesta transação", escreveram os analistas da MoffettNathanson em uma nota de pesquisa. A resposta, acrescentaram, "é claramente sim". Murdoch disse que a Fox acredita que a oferta da Disney é melhor que a da Comcast - mas consideraria ofertas de outras empresas, incluindo uma proposta revisada da Comcast. Se isso vai se juntar não é claro. A Comcast não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Trip Miller, acionista da Disney e sócia-gerente da Gullane Capital Partners, disse que o anúncio do começo da manhã da Disney provavelmente seria um "movimento estratégico". A diretoria da Fox deveria discutir a proposta da Comcast na quarta-feira durante uma reunião programada regularmente. "Eles adoram se desequilibrar e se impedirem", acrescentou Miller. "Eu acho que haverá muito mais xadrez jogado neste jogo em ambos os lados."

Ele não tinha certeza, no entanto, como seria uma contra-oferta da Comcast. Um ponto de discórdia para os Murdoch pode ser que aceitar uma oferta que consiste inteiramente em dinheiro seria uma obrigação para a Fox com uma pesada taxa de imposto. "Eu acho que a Comcast tem que voltar com algo criativo para resolver esta situação fiscal", acrescentou Miller.

A Fox adiou uma reunião de acionistas que havia sido marcada para 10 de julho. Assim, as partes interessadas não escolherão um vencedor em breve. A Fox terá que pagar à Disney uma taxa de rompimento de US $ 1,5 bilhão se desistir do acordo. "Estamos extremamente orgulhosos dos negócios que construímos na 21st Century Fox e acreditamos firmemente que essa combinação com a Disney vai gerar ainda mais valor para os acionistas", disse Murdoch. Os acionistas da Fox receberiam 27,45% da Disney




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: