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Fim da linha para Kombi: Volkswagen deixa de produzir o modelo em 2014

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Depois de 62 anos circulando pelas ruas das mais diversas cidades brasileiras, se tornando um dos carros mais populares que já circularam pelo Brasil, a Kombi será oficialmente aposentada. De acordo com as informações que foram divulgadas pela fabricante do carro, a Volkswagen, o veículo vai parar de ser comercializado oficialmente a partir de 2014.

Hoje a Kombi ainda é produzida, mas apenas para o mercado brasileiro. Mas as vendas hoje no País não conseguem justificar a continuação do projeto. Além disso, a montadora acabou encontrando restrições na hora de encontrar uma solução para que o veículo fosse capaz de ser modernizado, especialmente em algumas questões técnicas que passarão a ser obrigatórias a partir de 2014 no Brasil, como o fato de todos os carros terem que sair de fábrica com air bag e freios ABS.

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Esforços em vão

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A montadora não poupou esforços na tentativa de tentar manter o carro sendo vendido e fabricado no Brasil, com uma série de modificações ao longo dos últimos anos que foram feitas nos modelos mais recentes. Foram mobilizados diversos profissionais não apenas no Brasil, mas em outras partes do mundo com o objetivo de fazer com que o carro fosse passível de ter os freios ABS e o air-bag, mas as soluções encontradas tornavam a produção ainda mais inviável.

De acordo com algumas entrevistas concedidas por engenheiros que estavam diretamente envolvidos no projeto, o modelo da Kombi conta com uma limitação que torna o carro menos acessível para mudanças drásticas. Um dos maiores desafios era achar um espaço no eixo dianteiro do carro para colocar os sensores que enviam a um computador central a mensagem para abrir o air bag em caso de colisão. Mas isso não foi possível.

Impasses tecnológicos

Durante a sua história, o carro já passou por alguns problemas semelhantes, com impasses tecnológicos que já quase encerraram a produção e a comercialização do modelo por algumas vezes. Um dos exemplos aconteceu no ano de 1997, quando o modelo era fabricado enquanto o Brasil ganhava uma nova legislação ambiental. Para conseguir se adaptar, a Kombi passou a contar com uma injeção eletrônica, ao invés do carburador. Esta mudança custou caro para a Volkswagen.

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Uma outra experiência semelhante que aconteceu mais recentemente com o carro foi no ano de 2006, quando o veículo acabou abandonando de vez o motor refrigerado a ar, sendo que a Kombi acabou sendo o último carro a abandonar esta tecnologia.


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