O ano de 2023 acabou marcando uma recuperação da indústria automobilística de uma forma geral, que se recupera ainda de crises causadas como a pandemia de Covid e também com a falta de semicondutores que afetou a produção no mundo inteiro. Com isso, a quantidade de vendas de carros novos no Brasil deve ser maior do que a registrada em todo o ano de 2022.
E, como acontece em todos os anos, 2023 também marca a despedida de alguns modelos de carros do mercado, pelo menos na categoria de novos, já que eles seguem sendo comercializados como seminovos e usados. Os motivos para o encerramento da produção de determinados veículos acabam sendo variados, incluindo um possível ruim desempenho nas vendas, ou ainda a possibilidade dele ter ficado obsoleto em termos de recursos e tecnologias.
Confira alguns dos modelos de carros que tiveram sua produção encerrada ao longo deste ano de 2023:
Volkswagen Gol e Voyage
Essa foi uma despedida marcante para o mercado brasileiro. Mesmo que o Gol já não desempenhasse um papel estratégico nas vendas da Volkswagen no Brasil, o carro ainda carregava o peso de uma das marcas mais bem sucedidas no país, ficando por anos como o modelo mais vendido do país.
A produção foi oficialmente encerada em dezembro de 2022, mas os carros ainda podiam ser encontrados nas concessionárias ao longo deste ano de 2023. Mas no final do primeiro semestre deste ano já não era mais possível encontrar nem o Gol e nem o Voyage novos nas concessionárias. A montadora ainda não tem um substituto direto do veículo para o mercado brasileiro, mas tudo indica que um novo modelo deva ser lançado em breve para ocupar este espaço.
Renault Captur
Já esse modelo acabou durando bem menos do que os citados acima, apenas cinco anos passados do lançamento até o final da produção, que aconteceu neste ano de 2023. E um dos principais motivos para essa decisão deve ter sido justamente a baixa nas vendas, sendo o seu ápice em 2019, quando vendeu 28.663 unidades. Depois, foi caindo, até registrar apenas 304 unidades comercializadas neste ano, de acordo com os dados divulgados até o mês de setembro.
A Renault também afirma que o SUV deixou de ser fabricado em virtude de uma falta de insumos para a fabricação do carro de uma forma geral.
Jaguar F-Type
O modelo esportivo lançado no mercado brasileiro também não será mais vendido por aqui a partir do ano de 2024. De acordo com o comunicado oficial da marca, as últimas unidades do superesportivo foram importadas este ano, vestidas pela versão especial "75" - que celebra justamente os 75 anos do legado de esportividade da empresa, que começou com um modelo chamado XK120, em 1948.
Este era um modelo considerado nichado, uma vez que se trata de um carro de mais de R$ 600 mil. Os dados apresentados afirmam que foram importadas apenas 14 unidades para cá, o que mesmo para um carro deste segmento pode ser considerado como um número baixo.
Renault Stepway
A Renault também decidiu interromper a produção do Stepway, que antes era chamado de Sandero Stepway, e que era feito na planta da empresa instalada em São José dos Pinhais (PR). Mas o fato curioso é que essa interrupção não chegou a ser anunciada para a imprensa como um final de linha para o carro. Mas o fato é que na linha onde ele era feito agora está o Kardian.
Ainda é possível encontrar o Stepway nas concessionárias, mas não é possível afirmar até quando o carro ainda pode ser encontrado nos estoques da montadora.
Kia Cerato
O Cerato também encerrou a sua vida no país em julho deste ano. O corte acabou entrando para a conta da redução significativa nas vendas dos sedãs de uma forma geral, dando lugar para carros de outros segmentos, como o SUV. O modelo não era produzido nacionalmente, sendo importado para o país.
As unidades que ainda eram vendias por aqui no primeiro semestre deste ano eram da quarta geração, sendo oferecidas em duas versões : EX e SX.
Comentários (0) Postar um Comentário