Topo

Crimes bizarros: confira 3 casos estranhos da Era Vitoriana

Conheça alguns crimes que ficaram famosos durante o século XIX.
Publicidade
Comente

A chamada Era Vitoriana é um período durante o século XIX, quando o Reino Unido era comandado pela rainha Vitória, que acabou se tornando uma das monarcas mais importantes e marcantes da história da Europa. O período também acabou se tornando conhecido crimes misteriosos que se tornaram ainda mais conhecidos a partir do momento em que passaram a servir como base para o desenvolvimento das mais variadas histórias, tanto na literatura quanto no cinema e nas mídias digitais mais recentes.

Crimes bizarros: confira 3 casos estranhos da Era Vitoriana

Conheça 3 crimes bizarros e misteriosos que aconteceram durante essa época:

O caso de Madeleine Smith

Crimes passionais eram relativamente comuns na época, mas grande parte deles acabavam simplesmente não chegando aos juris da época. Mas alguns deles acabavam causando uma grande comoção, algo que acontece ainda de uma forma muito frequente nos dias de hoje. E o caso de Madeleine Smith foi um destes que acabou se tornando o assunto do momento.

Publicidade

Madeleine era uma jovem rica e bonita, vinda de uma família muito influente de Glasgow. Mas, ao invés de se apaixonar e querer formar família com um homem do mesmo status social, ela se envolveu romanticamente com um balconista chamado Pierre Emile L'Angelier; O rapaz era de origem humilde, e isso fez com que o relacionamento fosse proibido pelos pais de Madeleine.

Quando a moça decidiu seguir os desejos dos pais e casar com um homem da mesma classe social, Pierre não aceito nada bem. Ele chegou a ameaçar Madeleine de expor as centenas de cartas que trocavam, algumas com um conteúdo bastante “quente”. Mas isso não aconteceu, pois no mesmo ano do casamento de Madeleine, Pierre morreu misteriosamente, vítima de envenenamento por arsênico.

A polícia investigou o caos na época e concluiu que Madeleine deveria ser a culpada pela morte, especialmente depois que foi encontrada uma prova de que ela tinha comprado arsênico dias antes da morte ser registrada. Ela chegou a ser presa, mas no momento do júri, foi absolvida. A imprensa, na época, afirma que os jurados foram comovidos com a beleza e com o ar de inocência que ela passava, e acatou a teoria da defesa, de que ela teria comprado arsênico para fazer limpeza facial.

Publicidade

Mesmo libre da condenação, a família não suportou a repercussão do caso e acabou se mudando para os Estados Unidos.

Pedaços de corpos por Londres

Em 1888 o primeiro crime do infame Jack, o stripador, aconteceu em uma área pobre do distrito de Whitechapel em Londres. Aquela que foi considerada a primeira vítima do serial killer foi Mary Ann, uma prostituta de 43 anos de idade. Posteriormente, a série de crimes que aconteceu e que acabou sendo atribuído a figura que, até hoje, segue desconhecida, acabou ofuscando outros crimes que estavam acontecendo na região.

No ano de 1987, trabalhadores do leste de Londres avistaram um pacote boiando no rio Tâmisa. Eles ficaram em choque ao entrar em contato com o seu conteúdo: um torso feminino. Nas semanas seguintes, pessoas passaram a encontrar pessoas pedaços de corpos humanos em diversas partes da cidade. Na investigação, se constataram ser da mesma mulher. Muitos passaram a considerar este mais um crime de Jack, o stripador, sendo que ele seria o primeiro.

Mas os investigadores decidiram seguir um caminho diferente, afirmando que o modus operandi era diferente. No ano seguinte, mais uma mulher foi encontrada desmembrada, e o caso nunca teve nem perto de ter uma solução.

Gangue feminina

Uma gangue formada apenas por mulheres que cometiam crimes parece a história de um filme de ação. Mas, na verdade, um grupo neste formato realmente existiu durante a Era Vitoriana, chamado Forty Elephants. Elas ganharam esse nome por estarem sediadas em uma área chamada Elephant and Castle, em um bairro de Londres. Mas a sua fama percorreu toda a Grã-Bretanha.

Elas se especializaram em roubos de lojas, utilizando o espaço das roupas para levar os mais variados tipos de itens. Mas o grupo também conseguiu exercer uma influencia diante de outros grupos, inclusive atuando como uma espécie de máfia, cobrando taxas de grupos menores para que eles cometessem crimes em determinadas áreas.

Os poucos registros que existem sobre elas afirmam que as Forty Elephants conseguiram roubar milhares de libras em mercadorias e conseguiram ficar muito ricas, inclusive expandindo suas áreas de atuações para outros tipos de crimes, como falsificação de documentos e chantagem.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: