Topo

Conheça as fobias mais bizarras do mundo

Comente

Sabidamente, o medo é algo inerente ao ser humano e diz respeito ao fato do indivíduo, em determinado momento, se sentir ameaçado por algo com um fundamento lógico agregado, entretanto, quando esse medo se torna irracional e é motivado por condições ou situações que verdadeiramente não oferecem risco algum, recebe o nome de fobia.

Algumas das fobias são, até certo ponto, comuns a muitas pessoas, como por exemplo, fobia a altura e a lugares fechados, mas mesmo nesses casos, onde o medo excessivo parece justificável, é necessário que haja uma investigação mais minuciosa a fim de diagnosticar a raiz do problema.

Além das fobias comuns, existem outras que são no mínimo inusitadas, podendo até mesmo ser consideradas por muitos como sendo bizarras, mas que precisam ser tratadas a fim de evitar problemas maiores decorrentes do medo excessivo, e é sobre essas fobias estranhas que já fizeram vítimas ao redor do mundo, que falaremos nesse artigo.

Conheça as fobias mais bizarras do mundo

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

HIPOPOTOMONSTROSESQUIPEDALIOFOBIA

Sim, o nome sugere que essa seja uma doença relacionada ao medo excessivo de animais grandes como o hipopótamo, entretanto, curiosamente não é nada disso, a Hipopotomonstrosesquipedaliofobia nada mais é que o medo excessivo que alguns indivíduos possuem de falar palavras complexas ou muito extensas, naturalmente quem nomeou a doença, quer seja intencionalmente ou não, complicou a vida de quem a possui, uma vez que provavelmente ela sequer conseguirá mencionar a amigos o nome da mesma. O profissional aconselhado para a realização de tratamento em relação à doença é o psicólogo, podendo também ser acompanhado de um psicopedagogo.

Coulrofobia

coulrofobia

Não, o medo ou pavor a palhaços não é algo genuinamente infantil, é possível que muitos adolescentes e adultos sofram desse mal, que possui a denominação de Coulrofobia e se apresenta em pacientes independente da idade, na maioria das vezes é associado a algum trauma de infância ou mesmo exposição a episódios fictícios ou não de violência praticada por algum palhaço também na infância. Para tratar dessa doença, recomenda-se uma consulta ao psicoterapeuta que é quem poderá proceder com o melhor tratamento para o problema, que geralmente é tratado com técnicas de terapia e exposição à causa.

Eisoptrofobia

EISOPTROFOBIA

Esse é um medo que pode muito bem ter sido herdado das ficções de terror surgidas ao longo do tempo, pois, trata-se do medo excessivo ou pavor de espelhos. A fobia chega ao ponto de a pessoa que a possui não conseguir sequer passar perto ou mesmo lembrar, de um desses objetos, pois o medo de encontrar algo assustador dentro do mesmo já é motivo para pânico. O profissional mais recomendado para proceder com o diagnóstico e o correto tratamento da doença é o psicoterapeuta, que geralmente se utiliza dos métodos de exposição à fobia e técnicas de relaxamento.

Ailurofobia

AILUROFOBIA

Essa é uma fobia até certo ponto comum, mas que não deixa de ser estranha, a doença consiste no medo excessivo ou pavor a gatos, independente de ser o animal propriamente dito, podendo se apresentar até mesmo mediante a exposição do indivíduo que a possui a desenhos que possam dar a ideia de ser um felino. O profissional mais recomendado para proceder com o tratamento da doença é o psicólogo que geralmente submete o paciente à exposição de imagens, objetos e por fim do próprio animal ao passo que aplica as técnicas específicas para que o paciente deixe de ser ansioso e possa relaxar diante de seu maior medo.

Androfobia

ANDROFOBIA

Essa é uma fobia caracterizada pelo medo excessivo de indivíduos do sexo masculino e, ao contrário do que se possa imaginar, não é uma doença tipicamente feminina, podendo se desenvolver também em indivíduos do sexo masculino ou mesmo na ala infantil, sendo que não se pode afirmar com precisão as reais causas da mesma. O tratamento adequado deve ser orientado por psicoterapeuta, que é o profissional mais preparado para lidar com o caso.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: