Topo

Bizarro! Confira 6 razões pelas quais você não gostaria de viver na Idade Média

Comente

Não é preciso ser nenhum gênio para saber que muita coisa mudou em meio à civilização humana desde os tempos medievais, certo? Prova disso é que hoje em dia a mulher possui voz ativa na sociedade, a escravidão foi quase que totalmente abolida, e a maioria das pessoas possui condições de lutar livremente por seus direitos.

Agora, se você já teve curiosidade em saber como era na Idade Média, esse artigo pode lhe dar uma bela noção, sendo capaz inclusive de mostrar algumas razões pelas quais você provavelmente não gostaria de viver nesse período. Vamos em frente!

Veja os motivos que fariam você querer viver longe da Idade Média

Casamento arranjado

Casamento arranjado

Na Idade Média o casamento não era nem a sombra do que é na atualidade. Nessa época, as mulheres sequer tinham o direito de escolher seus maridos, sendo que na maioria das vezes só ficavam conhecendo o pretendente no dia do casamento. Na nobreza isso era muito comum para que parentes próximos pudessem se casar e assim manter a fortuna da família.

Leia também:

Celas para o fim da vida

Celas para o fim da vida

Na idade média, quando uma pessoa era presa, era quase a mesma coisa de ter recebido a sentença de morte. Além de ficar ter que ficar com diferentes tipos de criminosos, os presos eram submetidos a condições sub-humanas, tanto em relação à saúde, quanto à alimentação e higiene, pelo que, a tendência era que sofressem torturas até a morte.

Cidades com cenários caóticos

Cidades com cenários caóticos

Na idade média não havia água encanada, tratamento de água e nem mesmo sistema de esgoto. Além disso, a população vivia em um cenário onde de um lado da rua era possível ver os vendedores de alimentos ficando a poucos metros dos animais e seus excrementos.

Só tem carne pra hoje

Só tem carne pra hoje

Na idade média as refeições também eram feitas sem qualquer tipo de higiene, além do que, o cardápio principal era carne. Os camponeses e caçadores fisgavam, capturavam e caçavam as presas e revendiam-nas sem empregar qualquer tipo de cuidado na procedência e saúde do alimento.

No caso das massas, embora elas fossem preparadas com um cuidado maior, o fato é que a água usada na preparação dos alimentos não era filtrada, pelo que, muitos europeus sofriam com problemas de pele e saúde.

A prematura medicina

A prematura medicina

Os tratamentos e intervenções médicas na idade média eram todos baseados em crenças supersticiosas, sem contar que tudo era realizado de forma experimental. Isso significa que na época quando uma pessoa adoecia, por mais simples que fosse o problema de saúde era difícil prever o que iria acontecer com o paciente, uma vez que o conhecimento era limitado.

De acordo com a concepção religiosa da época, os médicos não eram autorizados para utilizar os corpos de pessoas mortas para testes e experimentos.

Baixa expectativa de vida no século XIV

Baixa expectativa de vida no século XIV

A famosa peste negra também ocorreu na idade média, quando houve uma pandemia que assolou a Europa em pleno século XlV, matando assim muitos habitantes. Por essa razão a expectativa de vida na Europa foi de pouco mais de 30 anos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: