Topo

5 grandes civilizações que foram dizimadas pelas mudanças climáticas

Planeta já viveu mudanças drásticas que acabaram mudando drasticamente o rumo da história.
Publicidade
Comente

Hoje em dia as mudanças climáticas estão na pauta da sociedade. Mas ainda existem muitas questões complexas que envolvem o tema. E uma das principais é o ceticismo de grande parte da população do planeta em relação ao que muitos estudos apontam e indicam como uma tendencia de aquecimento que poderá provocar grandes alterações no clima terrestre. 

5 grandes civilizações que foram dizimadas pelas mudanças climáticas

Mas, além de existirem muitos indícios científicos que apontam o aquecimento acima da média na temperatura média do planeta, essas mudanças climáticas não são inéditas na história do planeta. Mesmo que os humanos não consigam saber exatamente como elas aconteceram, os cientistas confirmam que isso aconteceu em diversos momentos e provocou grandes alterações no rumo da história.

Dentre as mudanças climáticas que foram vividas pela humanidade ao longo da história do planeta temos secas prolongadas, inundações devastadoras e mudanças na temperatura global. E isso acabou, em alguns casos, provocando a queda de grandes civilizações, não apenas com a morte de centenas de milhares de pessoas como também uma interrupção no desenvolvimento e na evolução.

Publicidade

Confira algumas civilizações que acabaram sendo dizimadas em função de mudanças climáticas:

Civilização de Angkor

Esse foi um império que pode não ser muito famoso no ocidente, mas que teve uma importância considerável durante os séculos IX e XV e que nasceu no sudeste asiático. Sua capital atualmente é o Camboja. De acordo com os historiadores, essa civilização foi uma próspera cidade hidráulica que dependia de uma elaborada rede de reservatórios e canais para gerenciar a água.

Mas a partir do ano 1300 aconteceu um evento climático que se tornou conhecido como “Pequena Idade de Gelo”, que acabou causando uma série de períodos de seca alternadas com monções intensas, sobrecarregando essa infraestrutura. E isso acabou derrubando essa civilização. 

Civilização do Vale do Indo

Publicidade

Essa foi uma civilização que esteve localizada onde hoje está o Paquistão e a Índia. É considerada como uma das civilizações mais antigas do mundo, com suas origens datadas de 3.300 a.C. Os historiadores afirmam que essa civilização acabou se tornando reconhecida especialmente pela sua grande capacidade de planejamento urbano. 

Mas o seu declínio começou a acontecer durante um evento que acabou se tornando conhecido como "evento de 4,2 quiloanos", há cerca de 4200 anos. Foi mais uma mudança climática considerada como brusca para o país, afetando diretamente as práticas agrícolas que eram realizadas na região, com uma redução considerável no volume de chuvas. A seca que foi causada fez com que a comunidade colapsasse.

Império Acadiano

Esse foi outro grande império que reinou na região da Mesopotâmia no período histórico entre 2300 e 2150 a.C. Muitos historiadores e pesquisadores inclusive apontam os Arcadianos como parte do primeiro grande império que foi registrado na história da humanidade. Mas  o mesmo evento que afetou a comunidade do Vale do Indo também atingiu essa região. 

Os efeitos que foram sentidos nesta área foram um pouco diferentes. Além do clima mais seco, a região também enfrentou temperaturas mais baixas. Mas a combinação de algumas condições climáticas acabou fazendo com que as tempestades de areia que existiam na região se tornassem muito mais agressivas. Muitas cidades acabaram sendo abandonadas em função destas combinações, e o enfraquecimento das colheitas criou uma grande crise no império.

Rapa Nui

Já a civilização de Rapa Nui acabou se tornando bastante famosa por ter ocupado a área que hoje é conhecida como Ilha de Páscoa. Ela se desenvolveu durante os séculos IV e XVII, período no qual foram erguidas as famosas estátuas moai. E como era uma comunidade isolada, acabaram sofrendo severas consequências da "Pequena Idade do Gelo".

Além da temperatura mais fria, o clima acabou ficando muito mais seco, fazendo com que a região sofresse com uma significativa queda na produção agrícola. Além disso, a comunidade sofreu com uma superpopulação. Com poucos recursos, a comunidade entrou em colapso.

Civilização Maia

Por último e não menos importante temos uma das grandes civilizações do planeta. Os Maias, que acabaram tendo uma contribuição fundamental em diversas áreas do desenvolvimento da humanidade, sofreram bastante com mudanças climáticas. Neste caso, foram as alterações registradas durante os séculos VIII e IX. 

Neste período eles acabaram tendo que lidar com uma série de episódios de secas que afetaram bastante a organização social, incluindo um momento bem específico que ficou conhecida como “megaseca”. Isso colapsou a produção agrícola e fez com que a população passasse fome. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: