Topo

4 unidades de medidas bizarras que existem e são utilizadas pelas pessoas

Confira algumas unidades que costumam ser consideradas como referência para medir as coisas, mas que são diferentes das comuns.
Comente

Um dos conceitos básicos que acabam sendo ensinados para as crianças durante o seu processo de alfabetização é o de unidade de medida. Elas podem ser classificadas como padrões convencionados que permitem aos humanos quantificar as mais variadas propriedades, fazendo com que seja possível medir e comparar coisas mantendo duas características: precisão e consistência.

4 unidades de medidas bizarras que existem e são utilizadas pelas pessoas

Com isso, elas acabam sendo fundamentais para o dia a dia das pessoas e para o conhecimento científico de uma forma geral. Não apenas no campo tradicional da ciência, que engloba basicamente questões de pesquisas, mas também outras formas de aplicação destes conhecimentos, como engenharia, comércio, saúde e muito mais.

Dentre as grandezas que costumam ser mais importantes para as pessoas, fazendo parte do seu dia a dia, temos comprimento, massa, capacidade, volume e tempo. E para cada uma delas temos um conjunto de medidas convencionadas, como gramas e quilogramas para as medidas de massa, litros e mililitros para medidas de capacidade, segundos e minutos para medida de tempo, etc. 

4 unidades de medidas bizarras que existem e são utilizadas pelas pessoas

Essas acabam sendo consideradas como as medidas mais utilizadas atualmente, mas existe uma infinidade de outras. Em alguns casos as pessoas acabam entrando em contato com elas em momentos específicos, como escolas e universidades nos casos das pesquisas. 
E existem algumas outras unidades de medidas que existem mas que podem ser consideradas bastante estranhas e bizarras, mas que realmente existem e acabam sendo aplicadas em algum momento. Confira algumas delas:

Sagan

Publicidade

O nome desta medida acabou se tornando uma grande homenagem a Carl Sagan, que é considerado como um dos maiores astrônomos da história recente da humanidade, com uma série de contribuições significativas para o entendimento do espaço de uma forma geral. E, como aconteceu com outros grandes nomes da ciência, como Newton, Sagan acabou se tornando uma unidade de medida.

De acordo com as convenções que foram feiras em relação a medida Sagan, ela pode designar nada menos que 4 bilhões de qualquer coisa. Este número acabou sendo definido a partir de uma frase que o cientista utilizava muito no seu dia a dia, que era “bilhões e bilhões” para designar várias coisas, como as estrelas no céu, aos anos de existência do universo, ao tamanho do universo e muito mais.

Tatum

Já essa é uma medida que é desconhecida da grande maioria das pessoas, mas que pode acabar se tornando mais comum para as pessoas que trabalham com música de uma forma mais teórica. Em termos técnicos, o tatum deve ser utilizado para designar "o menor intervalo de tempo entre notas sucessivas em uma frase rítmica" ou "o valor de duração mais curto na música que é ainda mais do que acidentalmente encontrado" pelo cérebro e captado como uma batida.

O nome teria sido dado por um estudante do Instituto de Tecnologia de Massachusetts em 1993, chamado Jeff Bilmes. A primeira vez que essa medida teria sido citada oficialmente foi na sua tese de mestrado, como uma homenagem ao pianista de jazz Art Tatum.

Microsséculo

Século é uma medida de tempo bastante utilizada e conhecida da humanidade, até mesmo para conseguir situar as pessoas nesta linha de tempo da existência das coisas. Mas existe também uma unidade de medida diferente, chamada de microsseculo. Ela foi criada pelo matemático John von Neumann.

O matemático era conhecido por dar palestras muito rápidas, fornecendo informações de uma forma clara e precisa. Mas, mesmo assim, os alunos tinham dificuldade em acompanhar, e em muitos casos pediam para ele reduzir o ritmo. Por isso ele acabou criando essa unidade de medida, que equivale a 52 minutos e 35,7 segundos.

Cavalo-vapor

É impressionante que, mesmo nos dias de hoje, com toda a tecnologia que existe e que foi aplicada para criação de veículos mais potentes, ainda é utilizada a medida “cavalos” de potência. A referência acaba sendo direta aos cavalos utilizados para puxar os primeiros veículos mais potentes utilizados pelos humanos, como as carruagens. 

No caso do cavalo-vapor, essa é uma unidade de potência utilizada principalmente na produção de máquinas e motores. O termo acabou sendo cunhado pelo engenheiro e inventor escocês James Watt, que descobriu que um cavalo conseguir mover 150 kg de carvão por 30 metros em 1 minuto, passando a chamar essa medida de potência de cavalo. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: