Durante os jogos olímpicos, as grandes estrelas acabam sendo os atletas dos mais variados países, que disputam para serem os melhores nas suas respectivas modalidades esportivas. E as medalhas olímpicas acabam se tornando a representação física destas conquistas, por isso se tornam os objetos mais desejados durante todos os dias de disputa.
Elas fazem parte das tradições destas disputas, e acabaram se tornando exemplos de premiações que foram adaptadas para uma série de outras formas de reconhecimento, incluindo algumas que não estão relacionadas com o esporte em si.
Confira algumas curiosidades interessantes sobre as medalhas olímpicas:
Nem sempre elas foram oferecidas neste formato
De uma forma geral, as medalhas sempre estiveram entre as premiações oferecidas para os atletas que conseguem se destacar nas competições. Mas isso acabou mudando bastante ao longo dos anos. Mesmo que as três medalhas com os metais preciosos tenham entrado para a história, nem sempre elas tiveram este formato.
No ano de 1896, por exemplo, os atletas que competiram nas olímpiadas daquela época recebiam uma coroa de flores e medalhas de prata. O novo modelo acabou sendo instaurado apenas a partir do ano de 1904, com os Jogos Olímpicos de St. Louis.
Não são feitas apenas dos metais citados
Todo mundo sabe que as medalhas são três: Ouro, Prata e Bronze. A ideia seria basicamente fazer uma referência aos matais que são considerados como mais raros e valiosos, sendo que o ouro é o mais valioso e o bronze seria o menos. Mas as medalhas que atualmente são produzidas para as competições esportivas não são feitas apenas com esses metais.
Até o ano de 1912, de fato elas eram criadas utilizando estes materiais maciços. Mas agora elas seguem algumas regras diferentes. As medalhas de ouro devem ser feitas de pelo menos 92,5% de prata e devem conter no mínimo 6 gramas de ouro em sua composição.
Inclusive, as medalhas que estão sendo distribuídas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 possuem, na sua composição, partes do metal da Torre Eiffel.
Medalhas mais leves
Mesmo que os Jogos Olímpicos de Verão sejam os mais famosos e aqueles que são acompanhados por mais pessoas ao redor do planeta, as olímpiadas também acontecem na sua forma de Jogos Olímpicos de Inverno, com foco nas modalidades esportivas que são feitas especificamente em condições climáticas com temperaturas menores.
Ambas as competições acabam tendo a presença das medalhas como parte da premiação. Os modelos das medalhas acabam variando bastante, já que cada edição acaba criando o seu próprio desenho. Mas geralmente as medalhas que são oferecidas no Jogos Olímpicos de Verão acabam sendo mais leves do que as de Inverno, pois normalmente elas possuem um design mais clássico.
Por que os atletas mordem as medalhas?
No momento da comemoração, os atletas acabam tendo os mais variados tipos de comportamentos para celebrar o seu feito. Existe toda uma cerimonia e um protocolo que deve ser seguido, até mesmo em virtude da transmissão televisiva que acontece para todo o mundo e com a preocupação que a organização da competição acaba tendo.
Mas, mesmo com esses protocolos, os atletas encontram momentos de fazer a sua própria comemoração. E uma que acabou se tornando bastante comum é quando eles mordem as medalhas ganhas. Esse acabou sendo um comportamento que foi adaptado de um hábito bastante comum em tempos passados, nos quais as pessoas mordiam o ouro para verificar sua qualidade.
Comentários (0) Postar um Comentário