Topo

Saiba mais sobre os relacionamentos abertos

Publicidade
Comente

Recentemente na novela Amor á Vida um tema acabou sendo abordado e que gerou uma certa polêmica relacionado aos ditos relacionamentos abertos. Na trama dois personagens viviam um romance mas nenhum dos dois queriam assumir compromisso formal, nem ao menos de namoro. Mas, mesmo assim, se viam com frequência, um dormia na casa do outro, até que eles começaram a perceber que o relacionamento aberto estava ficando cada vez mais sério.

Relacionamento-Aberto

O imaginário popular diz que o relacionamento aberto pode ser o sonho da grande maioria dos homens, afinal de contas, significa que eles poderiam ficar com quem eles quisessem. Mas nem sempre isso é verdade. Este relacionamento aberto também acaba tendo algumas regras. É claro que as regras acabam não sendo equivalentes as regras dos casais normais e a monogamia, que na nossa sociedade se tornou regra.

Publicidade

De acordo com a opinião de alguns psicólogos e terapeuta que estudam o comportamento dos casais, dizer que está em um relacionamento aberto nem sempre significa que os casais tenham que seguir sempre as mesmas regras, se tornando mais liberais do que a maioria dos outros relacionamentos. Mas existem também algumas regras que acabam sendo estabelecidas pelas pessoas que estão envolvidas neste relacionamento. Estas regras nem sempre são muito claras, assim como as regras que estão consagradas pelo matrimonio, por exemplo, mas mesmo assim elas estão presentes de forma muito mais subjetiva.

De acordo com estes profissionais, o fato de que uma pessoa permita que o seu parceiro transe com qualquer outra pessoa que ele ou ela desejar sem que, necessariamente, tenha que haver um rompimento da parte do casal é um dos princípios primordiais do relacionamento aberto. Mas isso não significa que as pessoas estejam submetidas a outras quebras de paradigmas, especialmente relacionados ao sexo Ou seja, ter uma relacionamento aberto não significa que as pessoas tenham que topar tudo na cama ou fora dela.

Os terapeutas geralmente recomendam que todo o casal que deseja manter uma relacionamento aberto deve realmente ter uma conversa franca e honesta. Os dois vão precisar colocar todas as cartas na mesa, dizendo realmente quais são as necessidades deles, quais são os seus desejos e, principalmente, quais são os seus limites individuais. É importante que esta conversa realmente seja sincera de ambos os lados, pois qualquer mentira nesta etapa poderá acarretar em problemas no futuro.

Publicidade

Os especialistas acreditam que os casais que conseguem manter um relacionamento aberto podem ser classificados basicamente em dois grupos: o que têm consciência das próprias fantasias e vontades e aquele que acha que é liberal e, ao longo do tempo, percebe que não estabeleceram os limites que deveriam seguir.

No primeiro caso os problemas são consideravelmente diminuídos, porque realmente com as regras bem claras não tem porque as coisas darem errado, a não ser que no meio do processo alguma coisa mude. Mas no segundo caso as coisas realmente podem se complicar, já que sempre que alguma coisa acontecer e que as regras não tiverem sido bem definidas, algum conflito pode vir à tona, e assim o casal pode vir a ter sérios problemas de relacionamento.

Dentre as principais regras que estão implícitas no relacionamento aberto estão:

  • Uso de preservativo sempre em qualquer transa que as pessoas possam ter com qualquer pessoa, inclusive entre o casal. Somente assim eles poderão realmente ter confiança de que nada de mal possa acontecer por causa deste comportamento;
  • Restrição do envolvimento das pessoas com os outros parceiros. Eles precisam deixar bem claro que a relação extraconjugal precisa ser apenas em relação a sexo e amizade. Qualquer envolvimento amoroso já pode afundar o relacionamento aberto.

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: