Sertanejo – Conheça a História Deste Ritmo Musical

Comente

Música SertanejaMúsica sertaneja é um gênero musical brasileiro que teve o seu início na década de 20 quando compositores usavam suas violas para criar músicas de, geralmente, trama rural.
O estilo caracterizava-se pela propagação de suas canções por duplas, sendo esta prática comum até os dias atuais. Embora o estilo musical tenha permanecido sem graves alterações ao longo dos anos, os seus instrumentos, ritmo, melodia, temas e estilo de dupla sofreram diversas transformações.

As primeiras duplas a gravarem discos foram Zico Dias e Ferrinho, Laureano e Soares, Mandi e Sorocabinha e Mariano e Caçula. Com o tempo, o cenário rural das músicas foi se transferindo ao ambiente urbano, acompanhado de uma adição de instrumentos, o que proporcionou à música sertaneja um novo estilo: o sertanejo romântico, na década de 80.

Uma das maiores duplas da história do sertanejo do país foi Leandro e Leonardo. De origem muito humilde, Luís José, mais conhecido como Leandro e Emival Eterno, Leonardo, eram irmãos e plantadores de tomate na cidade de Goianópolis, em Goiás. Na década de 90, a dupla formou uma das maiores parcerias da música brasileira, onde juntos venderam mais de 25 milhões de discos. Após ganharem um concurso, utilizaram o dinheiro para irem a São Paulo gravar um disco. Após isso, a dupla lança Leandro e Leonardo volume 1 e Leandro e Leonardo volume 2, em 1987. No entanto, não obtiveram repercussão no estado com tal trabalho.

Foi apenas no disco Leandro e Leonardo volume 3 e a canção Entre Tapas e Beijos que os irmãos passaram a ser reconhecidos por todo o território nacional. Um ano depois, em 1990, lançaram o seu quarto álbum também conhecido pelo nome da dupla que tinha os hits Pense em Mim e Desculpe, Mas Eu Vou Chorar, atingido boas posições nas paradas.
A dupla está na lista dos 10 discos mais vendidos no país e as letras de músicas de Leandro e Leonardo servem de inspiração para muitos cantores do gênero. A carreira da famosa dupla foi, infelizmente, interrompida com a morte de Leandro em 1998 por um câncer raro no pulmão. Leonardo seguiu carreira solo, na qual permanece até hoje.

Após a dupla e o seu sertanejo romântico, vemos outro período do estilo musical, o sertanejo universitário. Muito famoso atualmente, é mais eletrônico, agitado e moderno, recebendo esse nome pelo fato de seus maiores adeptos serem estudantes de faculdade, cujas maiores duplas são Fernando e Sorocaba, João Bosco e Vinícius, Maria Cecília & Rodolfo, Jorge e Mateus , César Menotti e Fabiano, Victor e Léo, Luan Santana, entre outros.

Não importa as adaptações que o gênero sofra, a música sertaneja sempre continuará tendo milhares de fãs no território nacional e suas cifras serão constantemente estudadas para que novos músicos surjam no cenário brasileiro..


Notícias relacionadas


Comentários (16) Postar um Comentário

Alessandra comentou:

Esse texto me ajudou muito e ele e muito legal adorei

Wyd comentou:

Esse texto é muito bom mas legal do quer brinca de bola porque é a leitura que muda nossa vida parabéns muito legal...

@samuel comentou:

Quando eu li ele mi ajudo mais a leitu muito legal adorei

Ligerinho comentou:

Essi texto ele é muito legalme ajudou bastante legal...

Samuel marcos comentou:

Esse texto ele me ajuda a aprender que a leitura muda muito a nossa vida muito legal adorei

Kellyane comentou:

Horrível

"luiz' 'zika's"... comentou:

Me ajudou muito no meu trabalho de historia muito bom...

Batata Cintilante respondeu:

qui bom

amanda comentou:

me ajudou muito no meu trabalho

markinhos comentou:

ele é muito legal espero que me ajude

hugo comentou:

legallllllllll