Topo

Desenhos Animados - Curiosidades e História

Os desenhos animados surgiram há muitos anos, mas até hoje conquistam crianças de todas as idades. Os desenhos são uma ótima forma de aprender e passar o tempo na infância.
Publicidade
Comente

Bob EsponjaDesde os primórdios, o homem sente a necessidade de transmitir histórias e acontecimentos por meio de desenhos, como acontecia no período pré-histórico com as pinturas rupestres nas paredes das cavernas.

Em 1908, surge o que atualmente conhecemos como o primeiro desenho animado, O Fantasmagorie.  A animação tinha uma duração de apenas 2 minutos e era produzida por Emile Cohl, nascido na França. Após dois anos, com o surgimento do cinema mudo e com imagens em preto e branco, os desenhos animados migram para um formato mais próximo do que conhecemos. Eram animações em curta metragem para um público mais adulto.

Um ícone da animação que surgiu na década de 20 foi o Gato Félix. Com um formato sem cores e sem falas, o personagem faz sucesso até mesmo nos dias de hoje. Na mesma década, surge uma das maiores indústrias de produções animadas do mundo: a Disney e, consequentemente, do seu famoso personagem, Mickey.  O camundongo deu vida ao primeiro desenho com efeitos sonoros, onde o próprio criador, Walt Disney, emprestava sua voz a este. Tal mudança foi muito revolucionária, repercutindo em um grande sucesso.

Publicidade

Na década de 30, surge Betty Boop, mas a personagem precisou ser repaginada uma vez que não seguia os padrões de moral norte-americanos por ser excessivamente ousada.  Em 32, a Walt Disney traz o primeiro filme colorido, “Flores e Árvores”.

Na mesma época, surgem os desenhos animados da Warner Bros, incluindo Pernalonga e companhia.

William Hanna e Joseph Barbera se juntam com o objetivo de trazer as animações dos cinemas para as telas da TV. A partir disso, surgiram alguns personagens famosos como Os Flinstones, Zé Colméia, Manda Chuva, Os Jetsons

Publicidade

Nas 3 décadas precedentes, 50, 60 e 70, surgiram temáticas que mostravam o cotidiano de alguma família ou histórias de personagens repletas de violência (amenizada) gratuita e perseguição como Frajola , Piu Piu, Papa-léguas e Pica-Pau.

A década de 80 é marcada por contos de heróis e vilões que terminavam quase sempre com uma moral ao final. Entre eles encontramos, Caverna do Dragão e Thundercats.

Na próxima década, uma questão marcante é a comicidade nos desenhos. Exemplos de produções desta época são Pink e Cérebro e Animaniacs,. Além disso, desenhos de perfil mais adulto tiveram o seu retorno como South Park e Os Simpsons.

No fim da década de 90 e início dos anos 2000, a febre veio por conta de animês no estilo de “Os Cavaleiros do Zoodíaco” e de animações extremistas como “Bob Esponja”.

Para escolher o conteúdo que cada criança deve assistir, deve-se levar em conta a sua faixa etária. Para crianças menores, é bom mostrar histórias mais simples, de contexto mais inocente e fácil entendimento.  Para as maiores, pode haver algum tipo de complexidade no desenrolar da trama. É importante apenas que seja evitado contato com animações de teor adulto ou que podem ensinar práticas não aceitáveis pela sociedade. Além disso, especialistas apontam que o ideal é que elas não ultrapassem de 2 horas na frente da tela.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: