Topo

Saiba do que é feito o refrigerante e todos os problemas que ele pode causar

Publicidade
3.50 / 5 - 4
Comente

Se você é fã daquele refrigerante e de água com gás, é muito importante ficar alerta á algumas informações. Estas por serem bebidas mais ácidas e industrializadas são ricas em gás carbônico, causando danos a saúde que vão desde um simples desgaste dental até mesmo problemas de coração. O gás carbônico procura alterar o nível de concentração de gurdura no sangue, provocando grandes riscos para a saúde em doenças cardiovasculares. Foram informações divulgadas por uma dissertação de mestrado realizada através da  Universidade Estadual Paulista (Unesp) sobre este assunto. Veja a seguir alguns bons motivos para evita-los.

Os refrigerantes costumam ser bebidas constituídas de água, gás carbônico, açúcar ou extatos vegetais. Podendo ter corantes ou acidulantes, e neste caso são chamados de bebidas artificiais. Tirando as características levemente energéticas que os refrigerantes possuem trazendo pouco ou nenhum tipo de valor nutritivo, a bebida oferece calorias inúteis para a nossa vida. Por este motivo são bons exemplos de calorias vazias, você só consome calorias e mais nada, nem vitaminas nem outros compostos por exemplo com a ingestão desse líquido.

Alguns ingredientes que existem nos refrigerantes se forem tomados de forma abundante trazem sérios danos ao organismo. Basta saber que a utilização indiscriminada de cafeína, que está presente nos refrigerantes do tipo cola, podem causar distúrbios cardíacos, insônia ou mesmo reações alérgicas. Alguns dos aditivos associados a essas bebidas podem deixar a pessoa mais vulnerável a adquirir câncer.

Publicidade

As versões diferenciadas dos refrigerantes como por exemplo as versões light e diet, além das águar aromatizadas, apesar de não conterem açúcar, possuem aditivos como corantes, conservantes, aromatizantes e também adoçantes, estes que intoxicam o organismo o que prejudica consideravelmente o seu funcionamento. Ingerir calorias de um refrigerante normal é muito pior do que se tomar os que tiverem 0% de açúcar ou as águas com gás. Os problemas do consumo destas bebidas é outro.

Em estudos realizados com ratos, se observou que as águas que possuem gas e contém  0% de calorias aumentam consideravelmente a área gástrica ou seja, incham o estômago, e mais de 50% elevaram o peso dos animais. Em um outro estudo realizado nos Estados Unidos, o efeito recebido foi o mesmo. O grande problema é que com esta capacidade do estômago aumentada é necessário se comer mais para sentir saciedade.

Existem algumas hipóteses levantadas de que a grelina, um hormônio que costuma estimular a fome, e é produzido pelo estômago, seja realizada em maior quantidade quando esse órgão é dilatado. Você irá engordar bebendo algumas delas, porém se preferir a versão normal dos refrigerantes o estrago será maior.

Publicidade

Os açúcares das bebidas gaseificadas tem como objetivo estimular o crescimento de bactérias que são causadoras de cáries, além disso a acidez dos líquidos corrói o esmalte dos dentes. E o gás artificial poderá alterar o metabolismo mineral comprometendo a absorção de cálcio além de aumentar o risco de osteoporose e fraturas ósseas.

A cafeína que está presente em alguns refrigerantes pode ainda viciar pois o mecanismo de ação é bastante semelhante as anfetaminas. Os refrigerantes por sua vez do tipo cola podem aumentar o risco de desenvolvimento de pedras nos rins, por isso fique de olho.

A água normal apresenta um pH (potencial hidrogeniônico) neutro e portanto não tem acidez, já ao adicionar gás carbônico industrial ela fica mais ácida, saindo de seu ph de neutralidade que é 7. Quando mais baixo de 7 for o pH pior será. Os refrigerantes são xaropes de pH baixo dissolvidos em água.

Não existe diferenças entra a quantidade de gas utilizado nas águas ou nos refrigerantes. O efeito para a saúde será o mesmo, o único benefício da água é que ela não contém aditivos, corantes e aromatizantes, estes que contém gás e possuem sabores artificiais são bastante parecidas com os refrigerantes.

Os especialistas são unânimes em afirmar que é preciso assim evitar a bebida gaseificada, seja ela água ou mesmo refrigerante. E como não foi comprovado nenhum tipo de benefício nestas bebidas, a melhor alternativa é ainda beber sucos naturais, chás, águas naturais e águas aromatizadas com ramos de alecrim, hortelã, frutas ou condimentos, como canela e cravo.

Existem águas com gás direto da fonte, a chamada água carbogasosa natural é extraída diretamente de uma mina, possui uma pequena quantidade de gás e é livre de processos químicos, não oferecendo efeitos nocivos á saúde pois a concentração de gás é relativamente pequena. E na embalagem desta está escrito “água natural gaseificada” como por exemplo a água da marca São Lourenço.

Já a água gaseificada que recebe CO2 através de um processo industrial, onde o carbonizador comprime e dissolve o gás no líquido. Nesta embalagem vem avisando “água gaseificada artificialmente” e a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária exige que todo o tipo de água seja informado através da embalagem pois existe muitas diferenças entre elas.

Alguns motivos para não se tomar refrigerantes são interessantes, como por exemplo o normal, diet, light ou zero, todos os refrigerantes de cola contêm o chamado fosfato, ou ácido fosfórico, dando seu sabor típico e aumentando o seu tempo de prateleira. E este composto em excesso poderá levar a problemas cardíacos e renais, perda muscular, osteoporose, até mesmo envelhecimento acelerado.

Não é apenas os refrigerantes que causam problemas, praticamente todas as latas de alumínio são revestidas com uma resina chamada bisfenol A (BPA) que é utilizada par a impedir que os ácidos do refrigerante reajam com o metal. E é conhecida por interferir com os hormônios e tem sido associadas a tudo, desde a infertilidade, obesidade e mesmo alguns tipos de câncer. Enquanto empresas como a Pepsi e a Coca-Cola vem em uma briga para ver qual empresa poderá desenvolver uma garrafa plástica 100% baseada em plantas as chamadas sem BPA, nenhuma empresa está disposta a retirar a substância das latas de alumínio.

Existem também indicações de que os refrigerantes de cola podem prejudicar o esperma e até mesmo causar paralisia muscular, podendo ser inclusive viciante.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: