Topo

Guatemala: o país dos Maias

Confira tudo sobre a Guatemala! Um ótimo lugar turístico para você ir nas próximas Férias. Leia a história da Guatemala e os Pontos Turisticos da Guatemala
Publicidade
Comente

Localizada na América Central, a Guatemala faz fronteira com o México, Belize, Honduras e El Salvador. É um país pequeno, mas que apresenta uma fauna e flora rica, pois suas temperaturas variam bastante nos diversos pontos do país. Normalmente, a temperatura fica em 20 graus Celsius, mas no litoral pode chegar 37 graus, com bastante umidade.

Curiosamente, a Guatemala é o país com a maior concentração de vulcões de toda a América, tendo dois com mais de 3 mil metros de altura. Outro fato interessante é a quantidade de idiomas no país. Oficialmente, é o espanhol, mas existem dezenas de outras línguas nativas provenientes dos índios.

História da Guatemala

A civilização Maia era bem grande e forte na América. Seu coração se situava na Guatemala, morando lá por mais de meio milênio. Entretanto, os espanhóis chegaram na região no início do século XVI, acabando com o sossego dos índios.

Eles resistiram, lutaram, mas, em 1697, sucumbiram totalmente. O país foi colônia por mais de 100 anos, até que conseguiu a independência em 1821. Quem esperava momentos de glória se enganou, pois tiveram uma guerra civil sangrenta que matou mais de 100 mil pessoas.

Hoje, a Guatemala é um país com Índice de Desenvolvimento Humano médio (0,560), tem esperança de vida de 70 anos, alta mortalidade infantil e alta taxa de analfabetização.

Guatemala

Pontos turísticos na Guatemala

Os vestígios ainda existentes da era dos Maias são extremamente chamativos e fazem com que o turismo se torne uma arma forte da economia da empresa. No ano passado, cerca de 200 mil turistas foram até a Guatemala para comemorar o 13º B’aktun, uma festa que simboliza “mudança de era maia”. Tanta gente foi ao país que precisaram preparar equipes de forma a atender os turistas com exímia qualidade.

A capital da nação é um dos principais pontos turísticos. A Cidade da Guatemala é a maior da América Central e apresenta diversos ótimos locais que entreterão o público. Destaca-se a Praça Maior, que na verdade é um parque; a Catedral Metropolitana, que foi criada no final do século XVIII e se mantém inalterada; o Mercado Central, que é um feirão para turistas comprarem bastante lembrancinha e artesanatos, além de produtos exclusivos de origem maia; por fim, o Palácio Nacional, onde se encontra a sede do poder executivo, mas que pode ser visitada pelos turistas, já que tem muita arte de primeiríssima qualidade.

A antiga capital de Guatemala, Antiga, é um lugar ótimo culturalmente dizendo. O turista que aprecia arte pode visitar o Museu de Arte Colonial, onde são encontradas pinturas do período colonial; Museu de Santiago, que apresenta coleções de móveis e peças antiqüíssimas; e o Museu do Livro Antigo, que tenta retratar como realizavam as impressões quando eles eram colônia da Espanha.

Os locais mais afastados da capital costumam apresentar ainda mais detalhes sobre a vida dos maias. Você pode visitar ruínas de séculos atrás, além de outras cidadezinhas que vivem algumas populações aborígenes, como Almolonga.

O lado bom de viajar para Guatemala é saber que você verá lugares únicos e por um custo muito baixo. Vale a pena!

Boa viagem!


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: