Topo

Brasileirão 2013: decisão dos rebaixados para série B pode ficar para 2014

Fórmula 1, MMA-Combate, Basquete, Natação, Futebol Internacional e Nacional! Brasileirão 2013: decisão dos rebaixados para série B pode ficar para 2014
Publicidade
Comente

O campeonato Brasileiro acabou há mais de uma semana, ou ao menos a parte que é decidida dentro dos gramados, afinal, fora dele outras “disputas” seguem acontecendo, desta vez, no tribunal.

Como mostra o histórico do futebol brasileiro, nem sempre a disputa vista dentro das quatro linhas é o que determina o resultado de um campeonato, e isso, mais uma vez, ficou explícito nas polêmicas a partir do momento em que se ouviu o apito responsável por selar o final do Brasileirão 2013 no dia 8 de dezembro.

Nessa segunda-feira (16), no centro do Rio de Janeiro, reuniram-se representantes de Flamengo e Portuguesa para apresentarem defesas em relação às acusações recebidas por ter em tese escalado jogadores de forma irregular na última partida da competição, na sequência você entende todo o imbróglio que vem se arrastando ao longo dos dias.

Brasileirão 2013: decisão dos rebaixados para série B pode ficar para 2014

brasileirao-2013-decisao

Ação judicial por parte do Vasco da Gama

Publicidade

Ao término do campeonato Brasileiro, Náutico, Ponte Preta, Vasco da Gama e Fluminense, terminaram nas quatro últimas posições da tabela de classificação, e conforme manda o regulamento, esses times seriam rebaixados para a série B do próximo ano, e “seriam”, porque assim que as últimas partidas foram encerradas, iniciou-se um grande burburinho (que veio a se tornar notícia e, posteriormente, fato) de que Vasco da Gama iria entrar com um pedido de impugnação da última partida disputada contra o Atlético-PR, a qual terminou com o placar de 5 x 1 para o time Paranaense. Além disso, uma denúncia em relação a jogadores irregulares colocou em xeque a permanência de Portuguesa e Flamengo na série A da competição.

Ação judicial por parte do Vasco da Gama

A diretoria do Vasco alega que a partida não deveria ter sido retomada após a briga generalizada que se instaurou nas arquibancadas do estádio em Curitiba, quando o placar da partida ainda marcava 1 x 0 para os donos da casa, o árbitro da partida, porém, decidiu dar seguimento após 73 minutos de interrupção.

Publicidade

O time cruz-maltino busca a impugnação com o objetivo de conquistar os três pontos de direito do Atlético-PR na goleada de 5 x 1 aplicada sobre os Cariocas. A defesa do Vasco alega que o prazo máximo para reinício da partida é de 30 + 30 minutos, totalizando 60, entretanto, a palavra usada no regulamento é que o árbitro “pode” optar por interromper a partida, e não que ele “deve”, pelo que, o pedido de impugnação da partida foi negada por duas vezes, cabendo ainda ao Vasco um novo recurso.

A situação de Flamengo e Portuguesa – Fluminense absolvido do rebaixamento

Flamengo e Portuguesa foram julgados nessa segunda-feira (13) e foram penalizados com a perda de 4 pontos pela escalação irregular de um atleta na última partida do campeonato Brasileiro, com o resultado no tribunal, a Portuguesa passa a ter menos pontos que o Fluminense e, portanto, quem passa a ser rebaixada é a Portuguesa e não o tricolor Carioca, que já comemora a “volta” para a série A, mesmo sabendo que ainda cabe recurso por parte de Portuguesa e Flamengo.

Com a decisão judicial e a perda de pontos por parte de Flamengo e Portuguesa, o Flamengo cai para 45 pontos, apenas 1 a mais que a Portuguesa, entretanto, caso o Vasco consiga realizar uma manobra judicial para conseguir tomar do Atlético-PR os pontos da última partida disputada pelo time, o cruz-maltino poderá ultrapassar a pontuação do time rubro-negro, colocando este na zona de rebaixamento e automaticamente na série B do campeonato no próximo ano.

Porque a decisão dos rebaixados para série B pode ficar para 2014?

Conforme mencionado anteriormente, a decisão do tribunal ainda é passiva de novo recurso tanto por parte dos times envolvidos, quanto por parte da procuradoria do STJD que foi quem apresentou a denúncia contra os times, pelo que, a decisão em caso de recurso será tomada no tribunal Pleno do STJD, que pode ocorrer só no próximo ano, de acordo com a matéria do Uol Esporte.

Segundo a matéria, o portal consultou advogados especializados em justiça desportiva e, de acordo com o que foi dito, o julgamento em última instância ocorre às quintas-feiras, sendo que as partes possuem três dias para apresentarem recurso, motivo pelo qual não seria possível um novo julgamento ainda nessa semana. Isso acaba inviabilizando o desfecho de todo o processo ainda esse ano, visto que as quintas-feiras subsequentes coincidem com o período de recesso de Natal e Ano novo, respectivamente.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: