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Como se tornar um líder eficaz

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O tema liderança é um dos que têm se tornado mais popular ao longo dos últimos anos, independente do tipo de organização, podendo ser ela de caráter religioso, governamental, não governamental, trabalhista, com ou sem fins lucrativos ou até mesmo, organizacional.

O fato é que quando o assunto é liderança, informação nunca é de mais e os melhores líderes são, sem dúvida, aqueles que não se acomodam e buscam a cada dia aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades na missão de liderar, entretanto, o que nem sempre se tem, é acesso à informação de qualidade sobre primordiais princípios do ofício. Visando oferecer esse tipo de informação, traremos nesse artigo algumas dicas a respeito de como se tornar um líder eficaz.

Confira alguns princípios da liderança eficaz

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Saber ouvir

Talvez a maior característica de um líder eficaz seja a capacidade de ouvir seus liderados, pessoas que possuem dificuldade nesse princípio dificilmente se tornarão grandes líderes e o motivo é muito simples, ninguém, por mais conceituado que seja será capaz de saber de todas as coisas e ter sempre as melhores ideias, assim sendo a habilidade de ouvir as pessoas na verdade cairá como um complemento, estreitando relações com os liderados e agindo em favor do grupo ou organização.

Saber falar

Se por um lado a habilidade de ouvir tem a capacidade de tornar um líder melhor, por outro, a habilidade em falar será fundamental para criar empatia do líder com o liderado  estreitando as relações e ganhando o grupo para si, e para isso alguns princípios são fundamentais, são eles:

Respeito ao liderado

Um princípio que deveria ser adotado por todos os seres humanos, mas que infelizmente é característico apenas em uma minoria é o de respeitar o ponto de vista do próximo, e para ser um líder eficaz é extremamente necessário que haja respeito, quando um liderado trouxer uma opinião diferente da que se espera, é importante utilizar primeiramente o princípio do ouvir, respeitar a opinião e a pessoa em si, e só então sentenciar se será válida para o conjunto ou não.

Mesmo quando não for acatar a opinião do liderado será de extrema importância motivá-lo e explicar-lhe claramente o motivo da decisão contrária, assim ele se sentirá importante no conjunto e continuará contribuindo com a equipe.

Elogios em detrimento à crítica

Não diga a um liderado o que ele “não” deveria ter feito, antes ao invés disso, elogie o mesmo pelas atividades bem sucedidas que realizou, as pessoas tendem a lidar melhor com os elogios que com as críticas. Se deseja ter um parceiro que possui prazer em servir aos objetivos do grupo procure sempre motivos para elogiar, se deseja alguém que apenas cumprirá ordens por obrigação, critique, mas lembre-se que a crítica é altamente destrutiva na maioria das vezes.

Torne claro os objetivos

Provavelmente ninguém moveria um músculo sequer para se empenhar numa jornada a qual não sabe ao certo o destino e nem mesmo o porquê, e dessa mesma forma os liderados em quaisquer que sejam as organizações, certamente não farão o mínimo esforço para alcançar objetivos que não sabem quais são.

Partindo desse princípio um  líder eficaz deverá ser capaz de transmitir com clareza a seus liderados quais são os reais objetivos do grupo e o que se espera ao alcançá-los, quais as metas de curto, médio e longo prazo e qual o objetivo final em determinado período.

Detalhes e emoção

Abuse dos detalhes e transmita emoção ao comunicar aos liderados os objetivos, eles precisam entender o quão importante será não só para a organização mas também para eles como parte do projeto, alcançar os objetivos, não hesite em dar detalhes precisos a respeito das sensações e impressões positivas que a conclusão do projeto proporcionará, tais como, o status, o poder, o destaque e tudo mais que puder acrescentar valor tanto à organização como um todo como a cada colaborador de maneira individual.

Um líder eficaz será exatamente o oposto do chefe, ele fará o grupo fazer o que é necessário por prazer e não por obrigação e como consequência conseguirá impactar não só a organização mas também a vida de todos os envolvidos.


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