Topo

Quais as causas, consequências e tratamentos para o ronco infantil.

Publicidade
Comente

Distúrbios do sono são graves e devem ser tratados com atenção em qualquer idade mas, quando são detectados em crianças, as consequências podem ser determinantes em seu desenvolvimento.

Causas

O ronco infantil pode ser causado por inúmeros fatores. Destes, os principais são hipertrofia da amídala, agravamento de quadros de adenoide, desvio de septo (má formação no canal interno do nariz) e alergias diversas. Além disso, o uso de chupeta ou o hábito de chupar o dedo podem alterar a arcada dentária, ocasionando o ronco.

Publicidade

Sintomas

Uma vez que a criança em geral não associa o cansaço a problemas enfrentados durante a noite, é necessário que os pais estejam atentos aos sinais. Se, enquanto dorme, a criança apresenta um ritmo respiratório pesado, pode ser que não esteja descansando de maneira adequada. Roncar é natural, principalmente quando a criança se encontra mais cansada. No entanto, se essa situação se repete com frequência, é indicado procurar um especialista.

Consequências

Publicidade

O ronco pode acarretar queda no rendimento escolar e problemas no desenvolvimento infantil, já que prejudica a capacidade de absorção de informações, atribuídos a longos períodos de baixa qualidade do sono. Especialistas garantem que o ato de roncar também pode levar a criança a distúrbios de comportamento, tais como agressividade e mudanças de humor.

Como tratar

Os especialistas responsáveis por detectar os distúrbios do sono nas crianças são o pediatra e o otorrinolaringologista. Caso os pais percebam algum sintoma, a primeira providência a tomar é procurar um dos dois. O tratamento, no entanto, pode envolver profissionais de outras áreas, como dentistas e fonoaudiólogos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: