Topo

O bem que o toque faz para o bebê

Comente

Carinho-de-mãe-e-filhoQue pai e mãe não gosta de abraçar, beijar, ficar passando a mão no seu filho, principalmente quando é recém-nascido e tem aquele cheirinho gostoso que fascina os pais. Um estudo realizado pela Universidade de Medicina de Viena, a Austrália, comprova que abraçar outras pessoas pode ajudar a reduzir as sensações de estresse e ansiedade.

Essa sensação ocorre pela liberação de uma substancia chamada ocitocina, conhecida popularmente como “o hormônio do amor” e essa substancia está diretamente ligada a sensação de prazer e bem estar e quando recebemos uma caricia ou um abraço, por exemplo, liberamos grande quantidade de ocitocina.

Se para uma pessoa adulta, o carinho já faz bem, imagina para um bebê que possui uma grande sensibilidade e que consegue já reconhecer quando alguém está sendo carinhoso com ele. Geralmente o bebê é sempre mais apegado a mãe, pois segundo estudos comprovados o feto já desenvolve um certo carinho com o seu gerador, neste caso, o útero da mãe e quando o bebê nasce uma das primeiras sensações que ele tem é de carinho.

carinhos-no-bebê1Os pais que se conformem, mas não há nada melhor para um bebê do que um abraço, uma caricia, um beijo daquela que o carregou por nove meses na barriga, que fez com que ele se sentisse confortável, alimentado e tranquilo e que é a primeira pessoa que ele tem um grande contato físico e emocional assim que nasce.

Algumas técnicas de toque são ótimas para acalmar e para dar a sensação de carinho para o bebê, a primeira delas é quando a mãe ou o pai coloca a criança deitada a de bruços sobre o seu ombro e fica acariciando as costas.

É nítida a calma que a criança passa a ter quando isso é feito e espontaneamente ela vai enconchando a cabeça no seu ombro, deitando devagar e muitas vezes acaba até mesmo adormecendo no seu colo.

Outra boa dica de carinho para com o bebê é colocar a criança de bruços, de preferência em cima da cama dos pais e só de fralda, e ficar acariciando levemente as dobrinhas da pele, o pescoço, a parte de trás dos braços e das pernas e claro, os pezinhos também. Isso faz com que a criança se sinta leve, protegida e a sensação de segurança é passada de pai para filho.

Baby massageColocar a criança de frente e ir acariciando bem de leve com movimentos circulares a barriga, podendo até mesmo usar um óleo sem quase odor algum é muito bom para transmitir calma e serenidade para o bebê, fazê sentir que tem alguém zelando por ele e estar frente a frente com aquele que fará tudo para protegê.

Acaricie seu filho, beije e sinta muito o cheiro deste que é seu fruto, pois o toque, principalmente dos pais só faz bem, e muito bem para qualquer bebê.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: