Topo

Educação infantil: os erros mais comuns na hora de educar os filhos

Dicas de saúde e educação infantil para os pais de primeira viagem aqui, no ClickGrátis! Veja quais são os erros mais comuns na hora de educar filhos
Publicidade
Comente

Criar os filhos não é uma tarefa nada fácil e, muitos pais sabem disso e acabam sentindo estas dificuldades ao longo dos anos. A tarefa pode ser ainda mais complicada para os pais de primeira viagem, porque acabam não tendo muitas referências do que fazer e o que não fazer com seus filhos. Mas mesmo aqueles pais que não estão na primeira criança acabam tendo dificuldades. Afinal de contas, uma criação pode funcionar para um filho e não funcionar para o outro, já que cada criança conta com suas próprias características que a tornam uma pessoa única.

Muitos dos erros dos pais acabam sendo cometidos nos excessos e, principalmente, nos extremos. Alguns acabam mimando demais as crianças, fazendo com elas mesmo percam a noção do que é certo e o que é errado, o que pode prejudicar bastante o desenvolvimento do adulto que ela vai se tornar. Por outro lado, existem aqueles que os pais acabam pegando pesado demais na autoridade, fazendo com que o filho fique oprimido demais.

Mas a dica mais importante na hora de traçar uma estratégia eficiente para conseguir ensinar os seus filhos é prestar atenção nos erros que normalmente as pessoas cometem e fazer de tudo para não cometer os mesmos dentro de casa.

Confira alguns destes principais erros:

educar-os-filhos

Desautorizando o pai ou a mãe na frente do filho

Publicidade

Não existe nada mais contra produtivo na educação de uma criança quando os pais acabam discordando entre eles mesmo sobre o que o filho deve e o que ele não deve fazer. Por isso, é extremamente importante que o casal trabalhe como uma equipe. Eles podem ter as suas diferenças e formas diferentes de lidar com determinadas situações dos pequenos, mas jamais nenhum deles pode desautorizar o outro na frente da criança.

“Faça o que digo, não faça o que eu faço”

Esta frase é bastante comum dentro das casas de milhares e milhares de pessoas. Mas o conceito está completamente equivocado. Desde sempre as crianças tentam seguir os passos dos seus pais, e o exemplo que os adultos dão dentro de casa acabam servindo para formar a criança e o jovem que eles serão. Por isso, dê exemplos saudáveis para cobrar do seu filho que ele faça a mesma coisa, caso contrário será bem mais complicado impor autoridade neles.

Mudar de posição quando as crianças fazem birra

Publicidade

Este é outro problema bastante constante nas famílias. Visualize o seguinte cenário: Pai e mãe estão em um movimentado supermercado quando as crianças pedem para comprar alguma coisa que não está na lista inicial. Os pais negam e logo começa uma choradeira. Os pais tentam contornar a situação quando tudo piora e as crianças se atiram ao chão, fazendo um grande escândalo.

Os pais resolvem levar o tal produto apenas para não passar mais vergonha. Isso apenas está ensinando aos filhos que para eles conseguirem as coisas que querem, basta se atirar ao chão e gritar. E isso pode gerar problemas tanto quando eles ainda são crianças quanto depois, quando se tornaram adultos.

Não explicar as regras

Não cabe as crianças questionarem as regras que são impostas pelos adultos, especialmente pelos pais, dentro de casa. Afinal de contas, eles devem segui-las e ponto. Mas cabe a elas entenderem porque podem fazer algumas coisa e não podem fazer outras. Os especialistas afirmam que é muito mais fácil seguir uma determinada ordem ou uma determinada regra quando os pais conseguem explicar elas para as crianças.

Pequenas mentiras

As pequenas mentiras estão presentes na relação entre pais e filhos desde o começo, quando começam a surgir pequenas histórias como “o bicho papão vai te pegar”. Este tipo de mentira pode fazer mal ao longo do tempo. Mas é importante também criar um equilíbrio entre as mentiras que são contadas com a intenção de se assustar e as mentiras que servem para despertar algum sentimento ou fazer com que as crianças entendam o espírito de algo, como é o caso do natal.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: